Regata de aniversário do SAVA Clube e do POAVA’A
O SAVA Clube (Avenida Guaiba, 4127), na capital gaúcha, realiza nos próximos dias 18 e 19 de agosto as ... leia mais
O Brasil se consagrou como potência continental do va’a com a conclusão do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Polinésia, encerrado no último sábado (26) em Coquimbo, Chile.
A delegação brasileira alcançou a impressionante marca de 49 medalhas (veja o quadro abaixo), assumindo com folga a primeira colocação do Pan entre as sete nações participantes, que reuniram um total de 524 atletas competindo em diversas categorias, desde juniores aos veteranos de 80 anos! Sem dúvida uma grande festa do esporte.
E a delegação brasileira, como fez ao longo de todos os dias de Pan-Americano, praticamente monopolizou os primeiros lugares no dia de encerramento, vencendo as provas de V1 Master Masculino 70+ e 80+, bem como disputas Femininas de V6 Open 24km e o V1 Master 60+ em uma distância de 6km, de acordo as informações confirmadas pelos juízes José-Joaquín Villca e Alejandro Ramirez.
Na V6 Open Masculino 24km, porém, o time de Rapa Nui ficou com a primeira colocação com um tempo de 1:45:49, superando Brasil, que fez dobradinha prata e bronze com duas equipes no pódio.
Os chilenos também comemoraram muito o ouro conquistado na V1 Master 60+ Masculino com a vitória de Rodrigo Domínguez, completando a prova de 6 km com o tempo de 39:25, à frente do representante do Taiti, Jean Chicou, e de Edson Da Silva, do Brasil.
A cerimônia de premiação foi abençoada pelo belo pôr do sol de Costanera. Na festa de encerramento, foi anunciado que o Brasil será o organizador do Pan-Americano de Canoagem Polinésia em 2023. A competição será realizada em novembro, em local a ser definido.
Highlights de todas as provas e categorias podem ser conferidos no Instagram da CBVA’A: @cbvaa_oficial.
*Agradecimentos especiais a Nicole Saback e Elisa Hupsel.