
Com 4º lugar na V6 Open, Brasil encerra Mundial de Va’a com resultado histórico
Na categoria Open, Remadores da He’e Nalu chegam entre as quatro melhores nações do va’a no dia de ... leia mais
Nesta terça-feira, 21, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, se tornou palco de uma grande festa esportiva e cultural. Com a presença de sete nações, o Pan-Americano de Va’a 2023 começou oficialmente na capital capixaba.
O primeiro dia de evento foi marcado pela entrega de kits aos atletas, sorteio e teste das canoas, congresso técnico e, principalmente, pela bela festa de abertura.
A cerimônia iniciou com discursos de autoridades políticas, náuticas e representantes do Va’a. Lorenzo Pazolini, prefeito da cidade de Vitória, e Daniel Camargo, presidente da CBVAA, foram alguns dos presentes.
Os momentos mais marcantes vieram com a entrada das delegações que irão disputar o Pan-Americano. Argentina, Guiana Francesa, Panamá, Peru, Rapa Nui, Chile e Brasil, levaram para a Curva da Jurema, um pouco de suas culturas.
Vale destacar o grupo de atletas de Rapa Nui, que trouxe para a cerimônia, uma potente apresentação de dança e cantos tradicionais da ilha.
Os donos da casa, os brasileiros, também fizeram bonito na abertura, mostrando aos seus convidados, apresentações de dança polinésia, com remadoras de Va’a, capoeira, com a Associação de Capoeira Força Negra, e Congo, com a banda Amores da Lua.
Ao final das celebrações entre as nações, os delegados de cada uma delas, juntaram, simbolicamente, a areia de suas localidades, em um único pote, representando a união e o respeito do Va’a. As provas do Pan-Americano 2023 começam nesta quarta-feira, 22, a partir das 7h30. Confira a programação completa aqui.