Niterói recebe Estadual de Va’a do RJ com recordes nacionais
Com marcas históricas, Estadual de Va’a do RJ acontece neste sábado e domingo na Praia de São Francisco, ... leia mais
A tradicional corrida Hawaiki Nui Va’a 2024 começou com emoção na primeira etapa realizada entre Huahine e Raiatea. A equipe OPT se destacou na competição, vencendo os 44,5 km da prova e deixando para trás as fortes equipes da Air Tahiti e Shell Va’a, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A OPT impôs um ritmo intenso e surpreendeu, abrindo uma vantagem de pelo menos quatrocentos metros em relação aos atuais campeões da etapa, Shell Va’a, e cem metros à frente dos remadores da Air Tahiti. “Não podíamos esperar mais: uma vitória dos juniores, dos seniores… É a primeira vez que vencemos a fase 1, mas ainda não acabou! Precisamos ver a estratégia para as próximas etapas”, comentou Moana Wong, presidente da equipe OPT, visivelmente satisfeito com o desempenho.
Apesar do bom começo da Shell Va’a, que usou o surfe a seu favor para deslizar sobre as ondas de mar aberto e ganhar velocidade, a decisão de optar por um caminho mais à esquerda na rota não foi vantajosa. Do lado direito, onde se posicionaram OPT e Air Tahiti, as condições do mar permitiram melhor rendimento, levando a uma disputa intensa entre essas duas equipes. Em um momento, a Air Tahiti chegou a liderar a corrida, mas uma recuperação estratégica e eficiente da OPT garantiu sua vitória, cruzando a linha de chegada na frente e consolidando o primeiro lugar.
“No final, tentamos de tudo. Ainda não acabou; faltam dois dias e não vamos desistir”, declarou Charles Teinauri, remador da Shell Va’a, confiante nas chances de reviravolta nas próximas etapas.
A equipe Huahine também teve um bom desempenho, alcançando a quarta posição. Na sequência vieram Hinaraure’a, equipe que tem a participação do brasileiro Robert Almeida, Enviropol e Popora i te ho’e mamu, fechando os sete primeiros colocados. As posições conquistadas nesta primeira etapa são importantes, mas com a possibilidade de trocas estratégicas e mudanças de remadores, o cenário ainda pode mudar nos próximos dias.
As próximas etapas, que prometem disputas ainda mais acirradas, definirão se a equipe OPT manterá sua liderança ou se Shell Va’a e Air Tahiti conseguirão recuperar o tempo perdido.
AO VIVO – A Hawaiki Nui Va’a 2024 é mais do que uma competição; é uma celebração da tradição e da superação, onde cada remada honra o passado e impulsiona o futuro do va’a. As disputas serão transmitidas ao vivo com largada prevista para às 15h30 do horário de Brasília – Assista AQUI.