Poenaiki Raioha vence o Sunset Beach Pro 2019
Em uma final disputada entre quatro competidores, com a presença dos brasileiros Caio Vaz e Wellington ... leia mais
A cidade de Niterói (RJ) recebeu neste sábado (28) a quarta edição da V1 RJ, competição de 25 km exclusiva para a categoria V1 (modelo taitiano de canoa, sem leme, para uma pessoa).
O evento, que tem como sede a base Itaipu Surf Hoe, na praia de Itaipu, voltou a ser realizado após seu cancelamento em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Dessa vez, sem estrutura na praia e atendendo à medidas de distanciamento social.
Motivo pelo qual os competidores foram orientados a montar suas canoas em setores específicos, para em seguida entrarem diretamente no mar, onde foi feita a largada.
Mais de 80 canoas largaram da praia da Itaipu, amparadas por um forte esquema de segurança de água, com oito barcos de apoio acompanhando os competidores.
A decisão de investir em segurança foi acertada, uma vez que o mar lá fora estava maior do que o previsto. Felizmente, o vento não deu as caras, o que favoreceu a formação de vagas mais lisas, para a alegria de quem soube surfá-las e tornando a prova ainda mais emocionante.
Contudo, como era de se esperar e até pela característica mais arisca da V1, uma parcela considerável dos remadores enfrentou dificuldades ao lidar com o mar grosso e precisou abandonar a prova.
Entre eles, Paulo dos Reis, que após uma excelente largada, liderava a prova quando sua canoa quebrou no meio, ainda na altura de Itacoatiara. Com isso, Reginaldo Birkbeck assumiu a primeira colocação geral e não foi mais ultrapassado até a linha de chegada, sendo o “fita azul da prova”, com o tempo de 2:19:01.
Carlos Chinês, que não fez uma boa largada, mostrou muito conhecimento no surf de V1 e soube aproveitar as boas ondulações para fazer uma prova de recuperação até concluir a prova na segunda colocação e primeira da Máster Masculino com tempo de 2:24:37.
Entre as mulheres, Luana Tommasi Vitorazzo foi a primeira a completar a prova, conquistando o pódio da categoria Open Feminino. Luana terminou a prova em 2:48:18.
Na Máster Feminino, vitória de Ana Beatriz Rodrigues de Oliveira, com o tempo de 2:56:55.
Open Feminino
1 – Luana Tommasi Vitorazzo
2 – Beatriz Moraes Peixoto
3 – Daniela Esteves Dillan
Master Feminino
1 – Ana Beatriz Rodrigues de Oliveira
2 – Giselle Bajnar Leal
3 – Maíra Mendes Gonçalves da Rocha Pita
Open Masculino
1 – Reginaldo Birkbeck
2 – Rodrigo Rodrigues de Medeiros
3 – Felipe Pires Mazur
Master Masculino
1 – Carlos Chinês
2 – Gustavo Jacobi de Faria
3 – Francisco Viniegra
Mais informações e resultados oficiais em Instagram @v1_rj.