
Niterói recebe 4ª etapa do Estadual de Va’a neste sábado
Niterói, que se consolida como um dos grandes pólos da canoagem polinésia nacional, recebe Estadual de ... leia mais
Condições clássicas de sol, céu azul e pouco vento marcaram a primeira edição da Norte Paddle, competição de canoagem polinésia realizada na manhã deste sábado, 24 de julho, na praia da Sapê, em Ubatuba (SP).
A prova reuniu mais de trinta equipes de va’a, competindo em times de três e seis remadores, ao longo de um percurso de 20 km, que compreendia a largada na água, em frente à praia, em direção à Ilha do Mar Virado, que era contornada pelos remadores, para então voltarem à linha de chegada, um pouco antes da zona de arrebentação da praia, concluindo o percurso da prova.
O trajeto de águas calmas sofria um contraste repentino no momento em que era necessário contornar a ilha. A ondulação e back wash, exigiu mais habilidade dos lemes, e quem dominava o surf, conseguiu se sobressair nessa parte da prova, que acabou por reunir características bem interessantes de raia em uma mesma competição, sem contar com a belíssima paisagem da costa de Ubatuba.
Competindo na OC-6 Open Masculino, a equipe de Ilhabela (SP), comandada por Paulo dos Reis, a Dos Reis Va’a, foi a primeira a cruzar a linha de chegada, ficando com a Fita Azul do evento.
Em seguida, a equipe local, Ubatuba Hoe, sagrou-se vice-campeã geral do evento e da categoria OC-6 Open Masculino.
Na terceira colocação geral, outro time da base Ubatuba Hoe, só que a Júnior Masculino, mostrando que o trabalho de base que é feito pelo clube do litoral paulista já está rendendo bons frutos. As três equipes remaram muito forte e chegaram com uma boa diferença das demais.
“As condições estavam muito boas. Sem vento, mas com uma ondulação de Leste. Largamos bem, mas com uma disputa apertada com a equipe Ubatuba Hoe, mas depois conseguimos abrir e mantivemos a liderança com uma certa vantagem. Nossa equipe feminina venceu a Open, e foi um resultado muito importante pra gente pois é uma equipe nova, que eu comecei a treinar. E a nossa equipe Super Master ficou em terceiro lugar”, conta Paulo dos Reis, capitão do clube Dos Reis Va’a.
Maikekai, equipe de Bertioga (SP), fechou o pódio da OC-6 Open Masculino, chegando em terceiro na categoria e na quarta colocação geral.
Na Feminina Open, outra vitória da Dos Reis Va’a de Ilhabela, com Wahines São José, de São José dos Campos (SP), na segunda colocação.
Na V3, a primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi a CPT de Santos (SP). São José Paddle Club ficou com a segunda colocação na categoria e Ubatua Hoe fechou o pódio, em terceiro lugar. Na V3 Feminino, São José Paddle Club ficou com a primeira colocação, e VA’A Paraty – Smiles | Niteroi, venceu a V3 Mista.
Destaque especial para a Sampa Canoe Club, de São Paulo (SP), que foi a grande campeã da Super Master Masculino, chegando em sétimo na classificação geral da prova.
Entre as mulheres, a campeã Super Master foi a Marae Va’a, de Niterói.
Na Mista OC-6 Mista, vitória para a equipe Caraguá Va’a Club, representando muito bem a cidade vizinha, Caraguatatuba, e Santos Canoe Club, de Santos (SP), foi a campeã da Máster OC-6.
Os resultados oficiais de todas as equipes e categorias serão divulgados em breve, no site oficial da prova nortepaddle.com.