Fundada a Associação de Canoa Polinésia do Município do Rio de Janeiro
O Município do Rio de Janeiro, cidade de grande tradição da Canoa Polinésia no país, agora tem sua ... leia mais
Marinha do Brasil reportou através de sua agência de notícias que seis remadores de canoa havaiana foram resgatados em Macaé (RJ), no último domingo (29), após a OC6 em que estavam a bordo começar a afundar próximo à praia Campista.
Segundo apurado por nossa redação, o mar estava bastante agitado e a canoa inundou, começando a afundar rapidamente (a nota enviada pela Marinha não faz menção ao uso de saia de proteção). Quando o pedido de socorro foi feito, os militares responderam prontamente, dirigindo-se ao local a bordo da lancha SAR (Search and Rescue / Busca e Salvamento) da CPM. Eles conseguiram resgatar os seis remadores antes que a situação se agravasse. Felizmente, todos estavam em bom estado de saúde e usavam coletes e flutuadores.
A Marinha do Brasil mantém um Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) operacional 24 horas por dia, sete dias por semana. Este serviço é dedicado a socorrer pessoas em perigo no mar e em águas interiores. Em casos de emergência, o SALVAMAR pode ser acionado através do Sistema Marítimo Global de Socorro e Segurança (GMDSS), por rádio VHF no canal 16, ou pelo telefone de emergência marítima 185.
NAVSEG – Em setembro, a Marinha em parceria com o Ministério do Turismo lançou o aplicativo NAVSEG, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo. Esta ferramenta gratuita, disponível para Android e IOS, permite que navegadores informem à Marinha seu plano de viagem diretamente de seus smartphones. A autoridade marítima monitora o trajeto em tempo real, o que aumenta significativamente a eficiência e rapidez das operações de busca e resgate em casos de emergência. Esta tecnologia demonstra o compromisso da Marinha em garantir a segurança daqueles que desfrutam das águas brasileiras.
Fonte: Agência Marinha de Notícias