Caminhonete desgovernada colide e destrói Moai em Rapa Nui
Além do Moai, a caminhonete também atingiu uma "ahu", estrutura mortuária cerimonial que suporta cerca de ... leia mais
Educação Ambiental abordada de forma lúdica, colorida e acessível para crianças. É que promete a bióloga niteroiense Luiza Perin na 2ª edição do livro “A Canoa Polinésia”, que será lançado no próximo sábado (29), em Niterói (RJ). A programação, pensada exclusivamente para os pequenos, contará com roda de contação de histórias, exposição de conchas, esqueletos de animais marinhos e amostras de uma curiosa coleção de areias de diversas praias do mundo. O lançamento vai acontecer na Livraria Blooks, em Icaraí, a partir das 16h. A entrada é franca.
Com ilustrações de Thaís Chimenti Leão, o livro aborda os aspectos culturais da canoa polinésia – conhecida também como canoa havaiana – e estimula a importante reflexão sobre a preservação dos mares. O lançamento é uma iniciativa do Projeto Vou de Canoa, um programa socioeducativo apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, que utiliza a canoa como ferramenta para a transformação social. Serão destinados, gratuitamente, 1.500 exemplares do livro para crianças atendidas nas atividades do projeto. Além disso, interessados poderão adquiri-los por meio do site projetovoudecanoa.com.br. 100% da verba será revertida para o Projeto.
“A cultura ancestral dos povos das ilhas do Oceano Pacífico tem muito a nos ensinar sobre o presente e o futuro do planeta, principalmente no que diz respeito à relação do homem com a natureza. Com este novo lançamento, levaremos mais conhecimento cultural e conscientização ambiental para o universo infantil para que, futuramente, nossas crianças possam se tornar cidadãos conscientes e guardiões do meio ambiente”, afirma Luiza Perin.
Criada há 14 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
Atualmente, a Fundação apoia 12 projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
É um programa educativo para crianças e jovens que utiliza de ferramentas da educação ambiental para a sensibilização e resgate de uma relação harmoniosa do cidadão com o meio em que vive. Sua finalidade é gerar conhecimento por meio de exemplos práticos e lúdicos, além de uma experiência com uma canoa polinésia. O Projeto Vou de Canoa já impactou mais de 2,5 mil crianças em situação de vulnerabilidade social.
Serviço