
Fernando Rufino “Cowboy”: foco total em Tóquio 2021
Após conquistar duas medalhas de ouro na Copa do Mundo de paracanoagem, Fernando Rufino "Cowboy" se ... leia mais
Educação Ambiental abordada de forma lúdica, colorida e acessível para crianças. É que promete a bióloga niteroiense Luiza Perin na 2ª edição do livro “A Canoa Polinésia”, que será lançado no próximo sábado (29), em Niterói (RJ). A programação, pensada exclusivamente para os pequenos, contará com roda de contação de histórias, exposição de conchas, esqueletos de animais marinhos e amostras de uma curiosa coleção de areias de diversas praias do mundo. O lançamento vai acontecer na Livraria Blooks, em Icaraí, a partir das 16h. A entrada é franca.
Com ilustrações de Thaís Chimenti Leão, o livro aborda os aspectos culturais da canoa polinésia – conhecida também como canoa havaiana – e estimula a importante reflexão sobre a preservação dos mares. O lançamento é uma iniciativa do Projeto Vou de Canoa, um programa socioeducativo apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, que utiliza a canoa como ferramenta para a transformação social. Serão destinados, gratuitamente, 1.500 exemplares do livro para crianças atendidas nas atividades do projeto. Além disso, interessados poderão adquiri-los por meio do site projetovoudecanoa.com.br. 100% da verba será revertida para o Projeto.
“A cultura ancestral dos povos das ilhas do Oceano Pacífico tem muito a nos ensinar sobre o presente e o futuro do planeta, principalmente no que diz respeito à relação do homem com a natureza. Com este novo lançamento, levaremos mais conhecimento cultural e conscientização ambiental para o universo infantil para que, futuramente, nossas crianças possam se tornar cidadãos conscientes e guardiões do meio ambiente”, afirma Luiza Perin.
Criada há 14 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
Atualmente, a Fundação apoia 12 projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
É um programa educativo para crianças e jovens que utiliza de ferramentas da educação ambiental para a sensibilização e resgate de uma relação harmoniosa do cidadão com o meio em que vive. Sua finalidade é gerar conhecimento por meio de exemplos práticos e lúdicos, além de uma experiência com uma canoa polinésia. O Projeto Vou de Canoa já impactou mais de 2,5 mil crianças em situação de vulnerabilidade social.
Serviço