Projeto Desvendar Canoagem chega a Pacajus (CE)
Projeto Desvendar Canoagem deve atender cerca de 240 alunos do ensino público e as atividades começaram ... leia mais
Na tarde da última sexta-feira (14), um jovem foi resgatado por pescadores após cair de uma canoa OC1 (canoa havaiana de um remador) na Baía de Santos, litoral de SP. A embarcação foi encontrada vazia, boiando no canal do Porto.
De acordo com informações apuradas por nossa redação, o rapaz teria saído para praticar downwind, aproveitando a passagem de um ciclone extratropical por Santos. No entanto, segundo testemunhas, não utilizava leash, o que indica uma conduta extremamente imprudente. Em determinado momento, ele perdeu o remo e, ao tentar recuperá-lo, acabou se afastando da canoa, que foi rapidamente levada embora pelo vento.
Foi graças à atenção de pescadores que estavam passando pelo local que a embarcação foi encontrada, desencadeando as operações de busca entre as embarcações que transitavam pelo local.
Como existem muitas boias de demarcação na região, por se tratar de uma zona de intensa movimentação portuária, o grupo acreditava que o remador poderia estar agarrado a uma delas. Eles continuaram procurando e, enfim, encontraram o jovem, pouco antes de escurecer. Ele foi levado para Santos e sem lesão.
Esse episódio reforça, mais uma vez, a urgência de uma atuação mais enfática por parte de entidades que regem o esporte, fabricantes e clubes de va’a para a realização de campanhas de conscientização e cursos de segurança na água.