Condições desafiadoras marcam 1ª etapa do Baiano de SUP Race
Em meio a condições desafiadoras, a Baía de Todos os Santos foi palco da abertura do circuito baiano de ... leia mais
1ª Maratona da Polinésia, Vodafone Channel Race, Heiva va’a mataeina’a, Fa’a’ati Moorea. Sabe o que as principais provas de va’a realizadas no primeiro semestre de 2023, na Polinésia Francesa, tem em comum? Foram todas vencidas pela lendária equipe Shell Va’a.
Na última sexta-feira (14), durante a realização da Super Tau’ati, uma das únicas provas do mundo realizada em canoas V16, integrada ao tradicionalíssimo festival de Heiva, o resultado não foi diferente.
David Tepava e seus homens mais uma vez comandaram o show sem dar chance para seus adversários, com o Team OPT chegando na segunda colocação e EDT Va’a completando o pódio em terceiro.
As três equipes distanciaram-se das demais desde a largada e mantiveram-se empatadas na primeira parte da prova. Contudo, após esse momento, a Shell aumentou seu ritmo abrindo vantagem de suas concorrentes sem ser mais ameaçada.
Um pouco mais atrás do trio de vencedores viram as equipes Brasserie de Tahiti e Mana Ura Hoe, quarto e quinto lugares, respectivamente, a mais de três minutos do pódio.
No feminino, a equipe Teva, comandada por Tea Lorfèvre, Mihinoa Paari e Mahia Berdichevski-Poroi, faturou mais um título para sua vitoriosa carreira. Pueu Nui Va’a conquistou a segunda colocação e Team OPT completou o pódio da categoria.
As canoas V16 formam um catamarã de dois cascos de V8, com o cockpit mais aberto e mais próximo da linha d’água do que uma tradicional V6. Por esse motivo, algumas equipes acabaram sendo prejudicadas pelas ondas formadas pelos muitos barcos que acompanharam a prova, com quatro tripulações tendo suas canoas inundadas. Entre elas, as fortes equipes Tahitian Paddle e Paea Va’a que, no entanto, conseguiram esgotar rapidamente a água dos cascos e terminar a prova.
Depois de uma sequência de Te ‘Aito, Vodafone Channel Race, Heiva va’a, Fa’a’ati Moorea e Super Tau’ati, os remadores vão poder respirar um pouco antes de regressarem aos negócios no início de agosto com o Ihilani Enxada.