Brasília recebe Carnaval da remada
Próximo sábado (23) o bloco Carna OndaSup lança pré-carnaval nas águas do lago Paranoá em Brasília (DF) ... leia mais
O último fim de semana foi marcado por muita energia positiva nas águas da Bahia de Todos os Santos na Bahia. No domingo (20), na Ilha de Itaparica foi inaugurado primeiro clube de canoa polinésia da Ilha em uma cerimônia que emocionou a todos os presentes.
O clube, chamado Mar da Ilha, foi idealizado pela campeã Babi Brazil e pelo treinador Marcelo Esquilo, que apostaram na vocação que a região possui para o desenvolvimento da canoagem polinésia.
Babi Brazil que é moradora da Ilha e frequenta suas praias desde a infância, comenta que este projeto é a realização de um sonho, pois sempre acreditou e imaginou uma base com canoas partindo das areias de Itaparica, apresentando o esporte e a cultura da modalidade para os moradores deste belo lugar.
O carioca Marcelo Esquilo, que no dia anterior ministrou a Clínica Treinamento e Fundamentos da Canoa Polinésia promovida pelo Yacht Clube da Bahia, demonstrou muito entusiasmo durante a cerimônia de batismo da primeira canoa de Itaparica, nomeada de Maria Filipa, uma heroína de pele preta que foi escrava na região e lutou muito por seus pares:
“Esta canoa não poderia ter um nome melhor, uma homenagem a Maria Filipa, que foi uma mulher guerreira e a frente do seu tempo, e que em minha opinião tem tudo a ver com a nossa grande atleta Babi Brazil que é uma grande guerreira do esporte e da vida”, comenta Esquilo.
A cerimônia de batismo foi marcada pela presença de mais de cem participantes, entre eles grandes nomes da modalidade em Salvador, como Clovis Nunes, Bruce Kamonk, Zel, Ziggy Marley, Vanessa Castro, Zel, representanto os clubes Extreme Canoe Club, Ohana Va’a, Kila Kila Va’a, Gamboa Va’a e Yacht Clube da Bahia respectivamente.
O projeto que tem o apoio da Associação dos Amigos de Mar Grande (AAMG) e dos moradores da região, recebeu a presença da figura pública Gegê Magalhães que falou em suas redes sociais sobre a relevância da inauguração do Clube de Canoa Mar da Ilha para os moradores do local e da beleza da cerimônia de batismo da canoa Maria Filipa.
O evento, contemplado por toda exuberância da beleza natural da Ilha, foi marcado por muita emoção, música e alegria. “Ainda não consegui parar de pensar em quanto carinho recebemos de tanta gente que veio nos prestigiar… uma cerimônia linda com o tempero e jeitinho da Bahia, e muito amor doado por tantos amigos que vieram abraçar o clube Mar da Ilha e apadrinhar a canoa Maria Filipa que já está navegando nas águas da Ilha“, finaliza Babi com a voz marcado pelo entusiasmo e emoção.