Antidoping no Mundial da ISA: um exemplo a ser seguido
Primeira competição a adotar o exame de antidoping, o Mundial da ISA de SUP e Paddleboard mostra um ... leia mais
Para comemorar seus 40 anos de existência, o clube Ihilani, um dos mais tradicionais da Polinésia Francesa, realizou no último final de semana uma competição de va’a nas dependências do Centro Náutico de Aorai Tinihau, Taiti.
Criada em 1980 pelo Sr. Jacques Wong, também conhecido como “Papi Ah Soy”, o clube Ihilani é um dos símbolos da retomada da cultura competitiva do va’a na Polinésia Francesa.
Os fundamentos do Clube Ihilani começaram a ser forjados em 1972, quando Papi Ah Soy e sua falecida esposa, Antonieta Wong, começaram a dar aulas de va’a casa em que moravam, em Papeete.
Nessa época, muitos remadores da lendária equipe Maire Nui Canoe Club (a quem é creditada a retomada da supremacia taitiana em competições de va’a, após a vitória na havaiana Molokai Hoe, nos anos 1970), que moravam próximos à Papeete, eventualmente treinavam com Papi Ah Soy por conta da distância de Tautira, base da Maire Nui, localizada na outra extremidade da ilha do Taiti.
Com o tempo, o casal passou a ensinar um número cada vez maior de moradores da região, passando a formar um novo pólo de talentos na ilha, quanto então, em 1980, fundou Clube Ihilani.
Desde o início, o Ihilani teve como principal característica um forte trabalho de base, atraindo famílias inteiras para as aulas e remadas promovidas por Papi Ah Soy.
Neste último sábado (08), cerca de 280 remadores, distribuídos em diversas faixas etárias, compareceram no Centro Náutico de Aorai Tinihau para agradecer ao clube por seu incrível trabalho realizado ao longo dos 40 anos de vida, em uma competição para toda família.
Imua Ihilani!