Iron Va’a 88.1 | Desafio lançado
Iron Va’a 88.1, prova de travessia em V6 ao redor do arquipélago de Alcatrazes, é confirmada para 02 de ... leia mais
Planos e mensalidades não são a mesma coisa. Mensalidade é o valor pago mensalmente para frequentar as aulas. Já os planos são um pacote de mensalidades que o aluno se compromete a pagar mensalmente por determinado período de tempo e que o clube tem a expectativa e o direito líquido e certo de receber.
Os planos são exatamente o que o nome sugere, um planejamento – tanto dos alunos que se comprometem a frequentar as aulas em troca de um benefício, como um desconto – quanto do clube que pode fazer um planejamento financeiro mais seguro, com projeções mais assertivas, graças a existência de uma carteira de recebíveis e uma consequente previsibilidade de receita.
Os planos são a ferramenta para os mais variados tipos de testes e o elemento central para aumentar o ticket médio, a remuneração da hora aula, a taxa de ocupação, ter ganho de escala e fidelizar clientes.
Muitos clubes possuem apenas um ou dois preços de mensalidade, por exemplo, cem reais para remar uma vez por semana e cento e cinquenta reais para remar duas – fácil de gerenciar, mas também fácil para o aluno descontinuar.
Quando o aluno por alguma razão não renova, seja para viajar, orçamento apertado, lesão, problemas de saúde, etc, as chances são enormes de que ele nunca mais volte ou demore mais do que havia planejado.
É muito trabalhoso e chato para quem cuida do clube, lembrar quem são esses alunos que saíram temporariamente e mandar uma mensagem no mês seguinte, perguntando: – E aí, vamos voltar esse mês? Consequência: perde-se alunos com muita facilidade.
Outra consequência e vejam que interessante, é a gestão das vagas disponíveis. Digamos que no seu clube você possua apenas a opção de pagar um determinado valor para remar duas vezes na semana. Vamos usar como exemplo uma das suas turmas que esteja lotada:
Você possui duas canoas OC6 e, portanto, doze vagas nesta turma hipotética. O vencimento das mensalidades dos alunos desta turma é no dia cinco do mês.
Ao longo de um determinado mês, algumas pessoas manifestam o interesse de tornarem-se alunos, mas para elas os únicos dias e horários conveniente para remar são justamente os da turma lotada.
Você pede desculpas, informa que infelizmente a turma está lotada e recusa os potenciais clientes.
Vira o mês, chega a data do vencimento e sem aviso prévio, às vezes com a mensalidade já em atraso, um ou mais alunos informam que não irão renovar.
Você deixa de avisar aos interessados que há vagas abrindo em breve, muitas vezes perde de matricular novos alunos e ficam com buracos numa turma que estava lotada por um ou mais meses.
É ou não é assim que acontece? Sei que muitos clubes acabam matriculando mais alunos do que o horário comporta, considerando que sempre alguém falta, mas enfim, essa é a lógica e é preciso entendê-la, para entender que cobrar mês a mês, sem venda de planos e sem fidelização é muito prejudicial para o seu negócio.
É basicamente, ter uma quantidade X de alunos e não saber quantos irão renovar no dia seguinte, com o contratempo de não poder aceitar alguns interessados em razão de turmas lotadas e dos alunos existentes terem apenas o direito e nenhuma responsabilidade de renovar.
Agora, quando a maioria dos seus clientes contrata planos trimestrais, semestrais ou anuais além de todos os benefícios mencionados no artigo, ainda é possível automatizar os pagamentos, com ou boletos ou recorrência no cartão de crédito, ou melhor ainda, cobrar todo o plano antecipadamente.
Gosto muito da modalidade de recorrência no cartão de crédito, que basicamente é cobrar de forma automática, mês a mês na data de vencimento, a parcela do mês, sem comprometer com o valor todo do plano, o limite de cartão do aluno.
Na Kanaloa e Va’a Connect, todas as relações de pagamento são via software e aplicativo. Torna mais fácil a gestão e melhor a experiência para o aluno, especialmente quando muitas opções de planos são oferecidas, por uma série de razões, veja algumas:
Ao invés de cobrar a mensalidade de todos os alunos na mesma data, como por exemplo no dia 5 de cada mês, a gente cobra na data de matrícula e não precisamos fazer nenhuma cobrança proporcional de mensalidade quebrada quando o aluno entra.
Na recorrência no cartão de crédito o próprio aluno cadastra seus dados no aplicativo e até mesmo renovação de plano ele pode fazer por lá, assim como contratar planos adicionais ou aulas avulsas.
Alunos que optam boleto ou transferência mês a mês, quando em atraso, o sistema nos avisa e limita algumas interações com o aplicativo, como por exemplo realizar check-in nas aulas.
A assinatura de um plano vincula responsabilidades e penalizações. No caso do nosso clube e dos demais clubes que atendemos, no contrato, está previsto uma taxa de cancelamento antecipado de plano, mais o pagamento da diferença de mensalidade com a quantidade de meses consumidos, versus os meses contratados. O aluno pensa duas vezes antes de cancelar.
Torna fácil colocar os alunos em licença quando solicitado e a licença funciona muito bem para evitar evasão. No nosso caso, alunos em plano trimestral podem pedir licença de até 10 dias e no plano semestral de 20 dias. Qualquer aluno pode pedir licença médica por tempo indeterminado. A licença médica foi sem dúvida a coisa que mais facilitou a nossa vida durante a pandemia.
Em todos os aspectos os planos são vantajosos, além de serem uma grande conveniência para alunos e para o clube e geram vínculo e segurança.
Temos um CONTRATO DE ADESÃO / MANUAL DO ALUNO que é enviado por e-mail no ato da matrícula e faz parte do nosso pacote de prestação de serviços para os clubes da Rede Va’a Connect, com as devidas adaptações, é claro!
É isso pessoal, até a próxima semana!
Antonio Gonzaga – vaaconnect.com.br / kanaloavaa.com.br
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