Wellington Reis | Diário das Ilhas Canárias
No primeiro capítulo da coluna “Diário das Ilhas Canárias”, Wellington Reis fala sobre sua chegada à Las ... leia mais
Após duas temporadas interrompidas pela pandemia de Covid-19, a Federação Taitiana de Va’a apresentou um calendário de provas recheado para 2022, com cerca de 50 provas, desde as mais tradicionais, como a Hawaiki Nui Va’a e a Te Aito, à competições locais.
A ilha de Taiti abrirá a temporada no dia 12 de fevereiro, em Aorai Tini Hau, com o campeonato taitiano de V1 Maratona, seguida pela disputa nacional de V6, no final de semana seguinte.
Em seguida, no dia 26 do mesmo mês, também na ilha de Taiti, será a vez da Taaroa Race, disputada em canoas V6.
A primeira grande competição internacional será a Maratona Polynésie la 1ère, uma das poucas provas realizadas ano passado, confirmada para o dia 26 de março.
Ainda na V6, após três anos de ausência, a Tahiti Nui Va’a volta ao calendário este ano (de 26 a 28 de maio). E para este retorno, o organizador da corrida, Jean-Pierre Barff, decidiu inovar.
O formato de três estágios foi mantido, mas eles não serão mais executados apenas em canoas V6. A primeira etapa será disputada em V1, num percurso de 24 km, com um remador que representará o seu clube.
No dia seguinte, será a vez da V6 com ainda um percurso de 24 km. E para a terceira e última etapa, 50 km de corrida.
Outra prova internacional muito popular, a Vodafone Channel Race, considerada a prova de va’a mais dura do mundo, está confirmada para o dia 18 de junho (contudo, a prova poderá ser transferida para o mês de agosto devido às eleições legislativas na Polinésia Francesa).
E conforme divulgado com exclusividade em Aloha Spirit Midia, a Hawaiki Nui Va’a, maior prova de V6 do mundo, está confirmadíssima para o mês de outubro, de 26 a 28, fechando a temporada de V6 em grande estilo em V6.
Em relação às competições internacionais de V1, todas as atenções estão voltadas para a lendária Te ‘Aito, que será obviamente o evento do ano.
A prova está confirmada para os dias 24 e 25 de junho, e será seguida pela Super ‘Aito, agendada para os dias 22 e 23 de julho.
Vale lembrar que o calendário sofrerá uma pausa no mês de agosto, quando será realizado campeonato mundial de Va’a Sprint, em Londres, Inglaterra, de 7 a 16 de agosto.
De volta à Polinésia Francesa, a Hawaiki Nui Va’a Solo, confirmada para os dias 15 a 17 de setembro, encerra o calendário internacional de provas individuais em solo taitiano.Veja abaixo o calendário completo: