
Alto astral na 5ª Volta à Ilha Grande de Va’a
Volta Ilha Grande de Va'a realiza sua quinta edição da já tradicional expedição de canoa polinésia por um ... leia mais
Missão cumprida! Francisco Viniegra, Lucas Miom, Ubajara Barbosa, Caio Guerra e Zé Paulo concluem o desafio após 12 dias de remadas a bordo de uma V6. Foto: Reprodução.
Um grupo formado por seis remadores de Niterói, Rio de Janeiro, Santos (SP), Ubatuba (SP) e São Paulo (SP) bateram, esta semana, o recorde nacional de navegação de canoa polinésia no Brasil, durante a Expedição Anamauê concluída dia 08 de janeiro em Santos (SP).
O ponto de partida foi a Praia de Icaraí, em Niterói (RJ), no dia 27 passado, e a chegada, em Santos, cumpriu o cronograma programado, totalizando 12 dias de viagem e cerca de 430 quilômetros percorridos.
O grupo é formado pelo niteroiense Douglas Moura, que participou da Expedição da Independência, em setembro, com a marca de 170 quilômetros, de Conceição de Jacareí (RJ) até Ubatuba; o carioca Francisco Viniegra; e os paulistas Lucas Miom, Ubajara Barbosa, Caio Guerra e Zé Paulo, um dos integrantes da expedição que ostentava o recorde brasileiro com 290 quilômetros entre Paraty e Santos.
Seguindo em uma canoa polinésia modelo V6, sem revezamento e sem barco de apoio, os atletas remaram entre três e oito horas diárias, variando de 30 a 60 quilômetros por dia.
Momento de descanso em uma das paradas, em Ubatuba (SP). Foto: Reprodução.
O trajeto escolhido pela Expedição Anamauê — palavra que significa irmão em tupi e foi escolhida por representar o laço de amizade entre os atletas — passou por fora da Ilha Grande até Ubatuba e depois em direção a Santos. Foram dez pontos de parada no total: Guaratiba; depois Palmas, Aventureiro e Praia do Fora, na Ilha Grande; Martins de Sá, em Paraty; e, já em águas paulistas, seguiu por Ilha do Tamanduá, Perequê, Paúba, Ilha do Montão, Praia Branca, no Guarujá, e finalmente Santos.
Nesses locais, eles tiveram o apoio de moradores para dormir e se alimentar. Mas levaram na bagagem barracas de camping, água e comida para alguma eventual emergência.
A logística foi planejada desde setembro. Foram realizadas reuniões semanais via Skype. Cada um treinou individualmente, mas participaram ainda de uma competição, a Conquista da Coroa, uma volta por Ilhabela (SP), de 90 quilômetros, dia 2 de dezembro. A equipe ficou em segundo lugar.
É possível acompanhar os melhores momentos da expedição na conta do Instragram @anamauevaa.
Parabéns guerreiros!
Fonte: O Globo
Aloha Spirit Club é a mais nova plataforma de water sports criada em parceria por João Castro (CEO da Ecooutdoor Sports Business) e Luciano Meneghello (fundador da revista Fluir Stand Up e site SupClub).