Pioneiro da canoagem garante 4 pódios no Brasileiro de Va’a
Competindo em casa, Celso Filetti, que integra as primeiras gerações da canoagem no Brasil, faz bonito no ... leia mais
Cidade com o maior número de clubes de va’a do Brasil, Niterói (RJ) prepara outra marca importante para o desenvolvimento da modalidade: a próxima prova do campeonato estadual, que será realizada na praia de São Francisco, entre os dias 2 e 3 de julho, oferecerá a premiação recorde de R$ 30 mil distribuída entre as categorias.
Serão provas de 10 e 20 km para as equipes de OC6 e provas de 10 e 16 km para canoas individuais (OC1). A competição tem parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Niterói.
A expectativa é grande. A cidade conta hoje com 34 clubes da va’a atuando regularmente em eventos realizados na região. Em 2021, o campeonato estadual de va’a maratona, também realizado na Praia de São Francisco, estabeleceu o recorde nacional de remadores inscritos: 996 remadores divididos em 186 canoas (sete V3 e 179 OC-6).
Agora, com a premiação recorde, os organizadores acreditam que esse número poderá ultrapassar os 1500 inscritos, acredita Luiz Carlos Gallo, Secretário de Esportes e Lazer de Niterói.
Marcelo Esquilo, Marcelo Esquillo, presidente da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro, comemora a importante marca: “É muito empolgante o estadual de Maratona onde poderemos colocar uma premiação de R$ 30 mil. É uma consequência natural do crescimento do esporte e valorização do empenho dos atletas do estado”.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site vaarj.com.br.