Shell Va’a vence a 12ª edição do Tahiti Nui Va’a
Shell Va’a vence a última etapa e conquista de forma invicta o título da Tahiti Nui Va’a 2019 ... leia mais
Neste domingo (07), na praia da Aparecida, em Santos (SP), as modalidades V3 e OC2 (V2R) encerraram o campeonato brasileiro de va’a 2024. Após um sábado desafiador com ondas e fortes ventos, as condições da raia surpreenderam, apresentando-se mais amigáveis do que o esperado. Muitos atribuíram esse fenômeno à chegada antecipada e de curta duração do swell e do vento.
O percurso, mantendo o desenho do dia anterior, levou os remadores a largarem paralelamente à praia em direção à ilha de Ububuqueçada, próxima à costa, para depois seguir em direção à saída da baía de Santos, completando então um circuito triangular de 12 km.
As categorias Master 40 / 50, Júnior 19 e Open, tanto masculino quanto feminino, fizeram as primeiras largadas. Homens largaram de V3 e mulheres de OC2, e vice-versa para ambas as modalidades.
A equipe Team Mirage He’e Nalu conquistou o ouro e a prata, com Paulo dos Reis, Rodrigo Rodrigues de Medeiros e Juan Ali garantindo o primeiro lugar, enquanto Itamar do Carmo, Reginaldo Birkberk e Felipe Mazur ficaram com a segunda posição. Destaque também para a terceira colocação ‘overall’ da V3 Masculina, composta por atletas juniores 19: Kaique Passos Ramos, Joaquim Fernandes dos Santos e Cauã Santana de Almeida, evidenciando a força da nova geração da va’a brasileira.
Entre as duplas femininas que largaram junto dos homens da V3, a dubla baiana Babi Brazil e Vanessa Alvares de Castro Rocha fez bonito, levando mais uma medalha de ouro para a estante do Yacht Clube da Bahia.
Na sequência, após garantir duas vitórias no sábado, Robert Almeida (ES) alcançou sua terceira medalha de ouro na competição, dessa vez na OC2 Masculina, ao lado de Joselito Santos Andrade Junior.
Entre as equipes femininas da V3, a vitória ficou com a “prata da casa”, Meta Va’a, formada por Gabriela Salek, Renata Pita Pimentel e Paula Gonçalves Polo, levando alegria à torcida local.
O evento foi encerrado com as equipes e duplas mistas, onde Rodrigo Rodrigues de Medeiros conquistou seu segundo ouro no dia, após a vitória na V3 Masculina, desta vez ao lado de Julia Barreto, representando o clube Fusão Va’a de Niterói na OC2. Já a primeira equipe mista da V3 a cruzar a linha de chegada foi a Remala Va’a, composta por Maria Clara Colocci Borges, Rodrigo de Vargas Felipe da Silva e Paulo Victor Almeida de Sousa.
A competição não só definiu os títulos brasileiros de 2024 nas três modalidades, mas também assegurou as vagas para o campeonato pan-americano que acontecerá em novembro, em Niterói (RJ).
Os resultados oficiais e tempos de todas as categorias serão publicados em breve no site da confederação brasileira de va’a: cbvaa.com.br.