Destaques e emoções na Volta à Ilha da Gipóia 2024
No último final de semana as águas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, foram palco da Volta à Ilha da ... leia mais
Em fevereiro, o Aloha Spirit Festival foi convidado pelo poder público municipal de Curitiba para realizar uma etapa extra do maior festival de water sports do mundo, ainda este ano, na cidade.
Com um calendário bastante rico em provas no Brasil, o convite está sendo estudado, porém, tendo em vista a sinalização bastante positiva, tanto do poder público, quanto de empresários da cidade, a organização do Aloha decidiu reservar uma data ainda livre, dentro do mês de interesse da cidade de Curitiba.
Com isso, o Aloha Spirit Festival pré-agendou a data de 25 a 27 de setembro, com as disputas a serem realizadas nas águas da represa do Parque Passaúna.
A Ecooutdoor Sports Business e a Associação Magna de Desportes, respectivamente, idealizadora e realizadora do festival, anunciaram, no entanto, que esta etapa só seria realizada ainda em 2020, caso seguisse alguns critérios, entre eles a parceria real com o poder público municipal, trabalhando juntos para garantir o sucesso desta primeira edição.
De acordo com a Ecooutdoor, a possibilidade desta prova ser realizada e ser um sucesso, depende agora da garantia de que algumas regras para além da parceria com o poder público sejam cumpridas.
A realização de um Aloha Spirit Festival nas águas da Represa Passaúna exige muito planejamento e uma boa estratégia.
Portanto, é bem provável que o Aloha Spirt Curitiba ofereça um formato diferenciado de competição, possivelmente dentro de um modelo de provas Técnicas ou Sprint, com baterias eliminatórias, semi-finais e finais, transmitidas ao vivo pela Tv Aloha Spirit.
Outra questão levantada foi a minimização dos custos para os atletas, afinal no mesmo mês de setembro será realizado o Aloha Spirit Niterói.
Dessa forma, uma boa premiação seria indispensável, assim como a facilitação ou fornecimento de equipamentos para as baterias.
Realizar este evento em 2020 serviria também como um cartão de visitas, um piloto, um teste, para que em 2021 Curitiba seja incluída no Tour nacional do Aloha, aí sim, substituindo alguma das etapas anunciadas em 2020.
“O Aloha Spirit é hoje uma marca e um evento que quando se apresenta para seus compradores, atletas, já traz a certeza de algo bem estruturado e organizado. Realizar esta etapa em Curitiba vai exigir a certeza de que isso possa acontecer”, reforça João Castro, criador e diretor geral do Aloha Spirit Festival.
Vale dizer que o projeto já começa com o pé direito, pois o grupo Passaúna Aquatic Center e Passaúna Composites e Design, que engloba a fabricação das canoas Mirage, está apoiando 100% esta iniciativa.
Além deles e da sinalização positiva do poder público, Curitiba conta com muitas outras empresas com sede no município, que poderiam entrar facilmente no projeto, ajudando-o a ser concretizado com a grandeza que exige.
O desafio está lançado e para aqueles que se interessaram, sigam acompanhando o desenrolar durante os próximos meses.
A princípio as provas realizadas seriam nas modalidades: Va’a, Stand Up Paddle, Paddleboard e Surfski.
Calendário de Eventos 2020
Clique AQUI e acesse o calendário de eventos de Water Sports mais completo do Brasil