Delegações celebram abertura do Sul-Americano de Va’a
Galeria de imagens e um balanço sobre o dia de abertura do Sul-Americano de Va’a em Cabo Frio (RJ) ... leia mais
Te Aito, a maior prova de V1 do mundo, prepara sua 34ª edição neste final de semana, dias 24 e 25 de junho (sexta e sábado).
Os organizadores confirmaram a participação de mais de 1.000 remadores na prova, que faz uma das largadas mais espetaculares do va’a mundial na ilha de Taiti, Polinésia Francesa
O primeiro dia da Te Aito, na sexta-feira (24) será dedicado às provas de juniores (U19), com largada em Taure’a. O percurso será de 19 km entre a praia de Taaone, em Papeete, e chegada em Aorai Tini Hau.
Na edição anterior, num percurso um pouco mais curto (14 km), o jovem Taputuura Delpuech foi o grande campeão com o tempo de 1h01’07, vencendo dois favoritos, Keoni Sulpice e Tauhere Pirato, remadores da equipe Shell Va’a.
No sábado (25) será a vez das categorias Sênior (conhecida como Open, no Brasil) e Veteranos (Máster e Super Máster), competindo em uma raia de 28km, com largada em Aorai Tini Hau rumo à Papeete retornando a Aorai Tini Hau.
No ano passado, Steeve Teihotaata foi o grande campeão da Te Aito, após um sprint espetacular à frente de seu rival, Kevin Céran-Jérusalémy, concluindo o desafio em 2h03’17.
Um mês após a famosa corrida de Te Aito, os 100 melhores se enfrentarão para uma 2ª rodada: a travessia Moorea – Taiti! 35 km de corrida feroz para conquistar o título de Super Aito.
UM BRASILEIRO NA TE AITO 2022 – O veterano Mauro Fernandes, o “Maurão”, remador da MPS de Niterói (RJ), viajou ao Taiti para competir na categoria Super Máster da Te Aito.
Ele será o convidado do programa Resenha da Semana da próxima segunda-feira (27), onde irá contar os detalhes de sua participação na maior prova de V1 do mundo.
Criada nos anos 1980 por Charley Maitere e Mara Aitamai, a Te Aito tonou-se, ao longo dos anos, a maior e mais importante prova de V1 do mundo.
A dupla criou um ousado e inovador desafio de maratona de 15 km em V1, um tipo de prova então inexistente na Polinésia Francesa, com percurso na lagoa e no mar.
Até então, as competições de V1 na Polinésia Francesa raramente ultrapassavam os 4 km de distância e eram realizadas somente em águas abrigadas.
A 1ª edição organizada em 1988 reuniu 89 participantes. No 2º ano, a prova juntou 175. A partir de 2017, em a sua 30ª edição, a Te Aito ultrapassou a marca de mais de 1000 atletas inscritos, tornando-se o maior evento de remada individual do mundo.