Remadores fazem a 1ª travessia de V1 de Niterói à Ilha Grande
Fabio Valongo, Andre Guerbatin e Gustavo Jacobi completam inédita tavessia de V1, remando 130 km de ... leia mais
Destino favorito de muitos brasileiros, o sul da Bahia, está se tornando a nova fronteira a ser desbravada por remadores de todo o país, graças ao surgimento de expedições em canoas havaianas que que conciliam cenários paradisíacos, vida marinha, turismo, cultura e gastronomia.
Abaixo, conheça um pouco de duas que são imperdíveis e ao final da matéria, um link para obter a apresentação completa de ambas.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é a região com maior biodiversidade marinha e o principal berçário de baleias jubarte do Brasil e do Atlântico Sul.
Organizada pelo clube carioca Roc Va’a, a trip começa com uma travessia em catamarã/hotel motorizado, da cidade de Caravelas até o arquipélago composto por cinco ilhas, a 70km da costa.
Uma vez lá, o cardápio de experiências é de dar inveja.Enquanto alguns querem velejar na OC4 a vela, cruzando em alta velocidade, águas quentes e cristalinas, outros não conseguem tirar os olhos das baleias e passam horas em estado contemplativo.
Remadas de SUP, de canoa e muito snorkeling para investigar a exuberante vida marinha, também são pontos altos da trip, assim como a convivência e a experiência de viver no mar, por três inesquecíveis dias.
O mais importante de destacar nesta expedição, é o equilíbrio entre remar e passear – entre as aventuras e lugares indescritíveis a bordo de canoas havaianas e os passeios e o tempo livre para conhecer e aproveitar ao máximo o charme de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Na primeira noite, um jantar de abertura em Porto Seguro, para no dia seguinte, realizar a Travessia da Costa do Descobrimento, numa remada de 45 km com barco de apoio até Caraíva, com paradas estratégicas na Praia dos Coqueiros e na Praia dos Espelhos, famosas na região.
Chegando em Caraíva, depois do check-in nas pousadas, o grupo se reúne para almoçar em algum dos restaurantes na beira do rio, para depois passear e explicar o vilarejo, com suas características ruas de areia, sem carros e cheias de lojinhas pitorescamente coloridas, com direito a forró após o jantar, para quem ainda tiver pique!
Depois de dormir em Caraíva, curtir a manhã livre e almoçar, é hora de seguir para Trancoso e conhecer o simples e sofisticado “Quadrado”, com lojas finas e restaurantes descolados, ao redor de uma modesta praça ao pé de uma modesta igreja, de costas para o mar.
Caraíva e Trancoso são pequenininhas e os dias seguintes são passados em Arraial d’Ajuda, de onde saímos para a remada até o Parque Nacional Marinho Recife de Fora, no quinto dia e para a remada do Rio Buranhém até o restaurante Os Ribeirinhos encerrando a programação com uma deliciosa paella de frutos do mar.
Acesse o grupo de whatsapp Va’a Trip, clicando AQUI para obter mais informações diretamente com os organizadores.