Clube baiano promove transformação social através da va’a

Compartilhe
Va'a projeto social
Atendendo mais de 200 alunos, o Kaiaulu Va’a conta com 10 colaboradores, já atendeu mais de 5 mil pessoas e é composto por diversos projetos. Foto: Philippe Edington

O clube baiano Kaiaulu Va’a vem se destacando por conta dos projetos sociais realizado através da canoa polinésia em Salvador (BA).

O Kaiaulu Va’a deu início a suas atividades em março de 2021 com o objetivo de atender a todos que buscam um novo esporte ou nova experiência ao ar livre e em contato com o mar. Localizado na Praia da Preguiça, no Comércio, em Salvador, o clube foi criado pela advogada, pós graduada em Direito Lato Sensu pela Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e empresária Lorena Lago, e pelo Professor de Remo, licenciado em Educação Física Sérgio Luiz Oliveira.

Veja também > Trabalho do clube Guarabara Va’a com comunidades carentes é destaque na Veja Rio

O clube surge da união de duas mentes com formações diferentes mas com um objetivo em comum de criar dentro do universo da canoa havaiana uma comunidade cada vez maior, unindo a cultura e filosofia havaiana que permeiam a prática da canoa, com a inclusão e transformação social através do esporte, arte-cultura, cidadania e lazer. Tudo isso unido agrega uma riqueza de valores, de aprendizado entre todos, tornando a experiência na canoa havaiana algo único”, destaca Lorena Lago.

Va'a projeto social
Jovens confraternizam durante encontro promovido pelo clube. Foto: Philippe Edington

Segundo a sócia, o nome Kaiaulu Va´a significa ‘Comunidade da Canoa’, em interação que serve como espírito do esporte. Além disso, o sentimento de comunidade é reforçado pelos monitores do clube que são formados e capacitados pelo projeto, sendo moradores da mesma região, oriundos da Ladeira da Preguiça, Gamboa e Solar do Unhão, em Salvador.

Atualmente, formado com mais de 200 alunos, o clube conta com 10 colaboradores, já atendeu mais de 5 mil pessoas e é composto por diversos projetos, dentre eles o projeto pioneiro no Brasil ‘Jovem Aprendiz para o Remo’, que ingressa adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência (PcD’s) no mercado de trabalho na condição de aprendiz, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); o ‘Remo sem Fronteiras’ que tem parceria com a Associação de Remo Salvador e busca efetivar os direitos humanos, estimulando a participação e democratização no esporte para pessoas portadoras de deficiência físico-motoras, visual e auditiva; e o ‘Instituto Sagrado Coração de Jesus’ que promove a capacitação e qualificação básica dos jovens. 

Va'a projeto social
Sergio Oliveira (ao centro) conversa com os “curumins” do Kaiaulu Va’a. Foto: hilippe Edington

Além disso, o projeto ‘Jovem Aprendiz para o Remo’ conta com formações voltadas exclusivamente para o remo, com carga horária e plano de aula direcionado para as atividades de ‘Modalidades de Remo e suas Diferenças’, ‘Condicionamento Físico’, ‘Manutenção e Regulagem de Equipamentos’, ‘Técnicas de Primeiros Socorros’ e ‘Técnicas de Remada’, o que garante toda segurança durante o esporte.

Oferecemos através dos nossos projetos suportes pedagógicos, socioassistenciais e inserções no mercado de trabalho para os jovens, o que gera um grande impacto na vida deles, de suas famílias e da comunidade em que estão inseridos, além de promover acessibilidade para o esporte para crianças, adultos , PcD’s e sobreviventes do câncer de mama, transformando-os em instrumento educacional por meio do esporte”, afirma Sérgio Oliveira. 

Lorena Lago salienta que o Kaiaulu Va´a tem como objetivo proporcionar a responsabilidade social, e assim viver de forma mais empática na sociedade. “Toda nossa luta visa o crescimento da canoa havaiana, do remo olímpico, de melhores condições para as crianças, jovens, pessoas com deficiência e idosos. Tudo isso nunca será feito com poucos braços, mas sim com a colaboração do maior número de pessoas que tenham boa vontade, ética, comprometimento e profissionalismo dentro do esporte”.

Os interessados em participar das aulas, treinos, passeios, expedições, celebrações de aniversário e Health Experience para grupos corporativos promovidos pelo Kaiaulu Va´a, podem entrar em contato por meio do WhatsApp: (71) 9 8419-6372, pelo Instagram: @kaiauluvaa ou acessar o site: kaiauluvaa.com.br.

Fonte: Tribuna da Bahia

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe