Benoit Carpentier e Kaede Inoue ficam com o título mundial de SUP Wave 2022
O francês Benoit Carpentier e a japonesa Kaede Inoue são os novos campeões mundiais de SUP Wave ... leia mais
Teve início neste sábado (20) a segunda edição da Volta a Ilha de Porto Belo de Va’a, competição de canoagem polinésia nas modalidades OC1, V1 e OC6 que rola neste final de semana na Praia do Centro de Porto Belo.
Ao longo do dia foram realizadas as disputas individuais nas categorias Open e Master com a presença de remadores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O percurso, como diz o nome da prova, foi feito no entorno da Ilha de Porto Belo, localizada em frente à Praia do Centro.
Mar liso na face da ilha voltada para a costa, e bem agitado na face voltada para o oceano. Um pouco de vento e correntes, dando a tônica em um percurso que testou as habilidades dos remadores em diversas condições.
Os remadores da categoria Open deram três voltas na ilha, perfazendo cerca de 15 km, enquanto as categorias Master deram duas voltas, remando cerca de 8 km.
As disputas começaram com a categoria Master OC1 Feminino, vencida pela paranaense Andrea Moura, da base Waimea Va’a de Curtiba, que liderou a disputa do início ao fim. Na segunda colocação, outra paranaense: Deborah Koliski Vons, conhecida também por seu projeto Remando Para a Vida, e, fechando o pódio na terceira colocação, Soraya Sampaio, da base Tribuzana Va’a, de Florianópolis.
Já a remadora Fernanda Haetinger, da base Kanaloa Va’a, de Florira, teve que abandonar a prova após quebrar um dos cabos do leme de sua canoa.
Em seguida foi a vez da Master Masculino, cuja largada foi mais parelha. Porém, após a primeira volta, Daniel Romero, da base Ekoa Va’a, de Florianópolis, assumiu a ponta e conseguiu abrir boa vantagem até cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
Igor Felchak, da Tribuzana Va’a, ficou em segundo e, na terceira colocação, uma briga bastante disputada entre Gerson Kaestner, de Balneário Camboriú, e Vinicius Facier, da base Passaúna Paddle Club, de Curitiba. Os dois chegaram bem parelhos, porém, foi Gerson quem conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
Andre Leopoldino e Itamar Bezerra de Mello, ambos da Tribuzana Va’a, chegaram um pouco mais atrás respectivamente na quinta e sexta colocações.
Após um intervalo para o almoço foi a vez da categoria Open, Masculino e Feminino, entrar na água.
Após uma bela largada acompanhada de perto pelo público nos molhes de Porto Belo, três remadores assumiram a ponta: Aluã Rosa Ferreira, da base Prg Va’a e Eduardo Silveira, da base Floripa Va’a, ambos remando de OC1 e Rodolfo Antonio, da base Pa’ahana Va’a de Porto Belo remando de V1, formaram o pelotão de elite que se manteve coeso por toda a prova.
Porém, na última volta as posições ficaram mais definidas com Aluã na primeira colocação, seguido por Rodolfo, em segundo (e em 1º na V1) e Eduardo Silveira, em terceiro. Colocações gerais que se mantiveram até a linha de chegada.
Daniel Romero, quarto colocado geral, ficou com a terceira colocação na OC1, seguido por Igor Felchak, Mateus e Robson Veira, respectivamente na quarta, quinta e sexta colocações.
Duas remadoras marcaram presença na categoria Open: Sandra Barp, da base Pa’ahana Va’a, remando de V1, e Andrea Moura Lima, da Waimea Va’a, remando de OC1, que foi a primeira mulher da Open a completar a prova.
Neste domingo (21), a partir das 8h, serão realizadas as disputas com as equipes de OC6 em diversas categorias e mais de 130 remadores inscritos.
Resultados completos e tempos serão disponibilizados em breve no site Parada Esportiva.
Highlights da competição serão transmitidos ao vivo ao longo de todo o dia através de nosso instagram @alohaspiritclub.
A 2ª Volta a Ilha de Porto Belo de Va’a conta com patrocínio de Sicredi, Team Miragem, Ilha de Porto Belo e Life’s a Boat.
Apoiadores: Pousada Jardim Porto Belo, Pousada Vila Verde, Mar&Moto Cia Náutica, Fundação Municipal de Esportes, Armazém Bistrô, Garagem da Pizza, Panela de Barro, Fotógrafo Gilmar Castro e Supermercado Costa Esmeralda.
Organização: Pa’ahana Paddle Club e Parada Esportiva.