
Mundial da ISA: Brasileiros seguem firmes na disputa por medalhas
Em mais um dia de disputas do SUP Wave no Mundial da ISA em Porto Rico, equipe brasileira tem grande ... leia mais
Agora é oficial. A canoa V3 será, em 2020, uma das principais categorias do Va’a no Aloha Spirit Festival

João Castro, fundador do Aloha Spirit Festival, evento que teve sua estreia em 2009 e que idealizou e realizou o encontro de modalidades aquáticas, algo que não existia, inspirando também dezenas de eventos realizados hoje por todo o Brasil, afirma que todas as modalidades passarão por grandes mudanças e a primeira será o Va’a.
Segundo ele, é hora de ser diferente, fomentando novos negócios e a entrada cada vez maior de atletas no ambiente aquático, além de manter pelo maior tempo possível os atletas que há anos continuam frequentando o evento.
“Me orgulho de verdade, sem qualquer soberba, de ter sido o responsável pelo que acontece hoje no Brasil. São muitos eventos iguais, inspirados no Aloha Spirit, mas isso também é um negócio e não posso parar. Enquanto eventos ficam iguais, tenho como obrigação ser diferente, e espero que a V3 seja um sucesso e algo que os atletas encontrem no Aloha Spirit”

A Canoa Polinésia V3 é o primeiro passo para estas mudanças e já contará com uma prova piloto em Cabo Frio. Esta prova será transmitida ao vivo pela Tv Aloha Spirit e além de buscar parceria para a transmissão em plataformas de conteúdo de grande alcance, como portal Terra ou UOL, por exemplo, a Tv aproveitará o estúdio que será montado para transmissão em Inglês, levando a prova para diferentes países.
Como em Cabo Frio, última etapa do ano, este estúdio terá que ser montado para transmitir as provas de SUP, que serão válidas para o Mundial, aproveitaremos para fazer a transmissão da V3.
A prova ainda não tem modelo definido, mas poderá ser no formato revezamento, onde cada equipe levará 3 mulheres e 3 homens, para que o percurso seja feito duas vezes, a primeira com a equipe feminina e a segunda com a equipe masculina, com a troca na arena, para que centenas de pessoas presentes possam acompanhar.
Além disso, no espaço conexões, o telão de led vai disponibilizar a disputa para que quiser assistir, assim como isso poderá ser feito no aplicativo do Aloha Spirit.

Outra coisa certa é que haverá premiação, mas ainda não definida. João pensa em 2020, pagar premiação que ajude a tornar esta prova de interesse dos clubes e equipes.
Em Cabo Frio, nesta prova piloto, o Aloha Spirit acredita que serão aproximadamente entre 6 e 10 canoas ou equipes, pois algumas destas canoas já estão sendo compradas por atletas e clubes. O próprio Aloha Spirit terá uma canoa na raia de prova, e acredita-se que a equipe do Pará, a equipe Paidegua, SAMU, Ivan Mundin, uma equipe de Ubatuba estejam confirmadas.

João explica a escolha da V3:
“Eu vi um vídeo desta canoa V3 Genesis em uma rede social. Vi a facilidade de transporte, pois ela foi colocada desmontada em 3 partes, sobre o rack de um Jimmy da Suzuki, uma canoa que pesa por volta de 65 quilos. Acredito que a facilidade no transporte, mais a facilidade em montar equipes, fará com que esta classe de canoa cresça rapidamente.
A customização da pintura é outro ponto alto, fazendo com que talvez nem precisemos usar numeral na canoa, tipo formula 1, sabemos que equipe é, apenas em olhar o carro.

Fui remar a canoa em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde os remadores locais estão à frente do projeto da V3 Genesis. São seis pessoa envolvidas, cada uma expert na sua área. Ela foi idealizada com o direcionamento de dois grandes atletas da SAMU, o Leão e Murilo, e tecnicamente construída por dois caras que trabalham com engenharia na Embraer, ou seja, boa parte da construção utilizando tecnologia de construção de aviões e mais o cara por que cuida do Business e outro da planta 3d, customizações e etc.”, revela.
“Remei com o Murilo, Rodrigo e Daniel, revezei os três bancos, para conhecer de fato o desempenho, pois, se não fosse bom, ou diferente, não arriscaria colocar no Aloha Spirit, mas saí de lá impressionado e com uma sensação de remada bem diferente daquela que há anos estamos acostumados em OC1, OC2, V1 e OC6.”, conclui João Castro.
Instagram: @v3genesis / Facebook: Genesis V3
Para Informações e encomendas: v3genesis@gmail.com ou Whatsapp 55 12 98260-0400
