Gustavo Foerster | Estreia no Brasileiro de SUP
Waterman treina forte e prepara sua estreia no Brasileiro de SUP Wave que tem início nesta semana em ... leia mais
A Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A) anunciou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, as cidades que sediarão as etapas do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025. Ilhabela (SP) e Salvador (BA) foram escolhidas para receber as competições, em uma decisão que reflete um passo importante da confederação em promover o esporte em diferentes regiões do Brasil.
Cidades e categorias
De acordo com nota enviada pela CBVA’A, as cidades foram selecionadas com base na habilitação dos documentos apresentados e na capacidade de atender aos critérios do edital publicado em 14 de novembro. A qualidade das propostas enviadas foi destacada como fator determinante, além da busca pela descentralização do campeonato.
A escolha de Salvador marca um avanço significativo no esforço de expandir a canoagem polinésia para além da região Sudeste, que historicamente concentra as competições. Desde sua fundação, a CBVA’A realizou 22 etapas do Campeonato Brasileiro, das quais apenas uma foi fora do Sudeste — Brasília, em 2023.
Em contrapartida, cidades como Niterói (RJ) e Vitória (ES) já receberam, respectivamente, cinco e quatro campeonatos, além de sediar um Pan-Americano cada, concentrando quase a metade de todos os Brasileiros já realizados até hoje. Por isso, a inclusão de Salvador no calendário é um marco importante para fomentar a canoagem polinésia em regiões com grande potencial para a prática do esporte.
Em nota, a CBVA’A reafirmou seu compromisso com o crescimento da va’a em todo o país. A inclusão de novas cidades no circuito nacional é vista como uma oportunidade de fomentar a prática e atrair mais atletas para o esporte, que cresce em popularidade no Brasil.