Contagem regressiva para a 1ª grande prova internacional de V6 de 2022

Compartilhe
shell vaa
Shell Va’a entra na água nesete sábado (26) para defender o título da Maratona Polynésie la 1 ère, a primeira grande prova internacional de V6 de 2022. Foto: Reprodução

A temporada taitiana de va’a foi lançada no final de fevereiro, mas este sábado (26), será a vez da 31ª edição da Maratona Polynésie la 1 ère, a primeira grande competição de canoas V6 do ano.

A prova é dividida em duas etapas em um percurso total de 46 km. Na primeira parte, as equipes largarão do Parque Vaira’i, em Puna’auia, Taiti, seguindo até a Praia Tema’e, em Mo’orea, através do Passo Ta’apuna.

Após esta primeira travessia, os competidores fazem uma pausa para recarregar as baterias antes do início da segunda etapa da corrida, com as equipes de volta ao Taiti.

Cerca de 80 equipes de V6 confirmaram a participação no evento. Entre elas, os atuais defensores do título: Shell Va’a.

Favoritos

E a “Equipe das Conchas” é tida como grande favorita ao título da Maratona Polynésie la 1 ère (que este ano será chamada de Polynésie la 1ère Tahiti KDO Va’a).

David Tepava conta com uma força de trabalho que pouco mudou desde que assumiu as rédeas do clube em 2018. Taaroa Dubois, Charles Teinauri, Raihere Tevaerai ou Narai Atger ainda estão sentados nos bancos da tradicional V6 amarela. Ao lado deles, jovens aspirantes como Keoni Sulpice, Taputea Tehetia e Tauhere Pirato, que estão entre as maiores estrelas em ascensão do va’a taitiano.

Mas claro que quando se fala em Polinésia Francesa não se deve descartar o poder de outras equipes, como é o caso da Air Tahiti, vice-campeã ano passado e que permanece com praticamente a mesma formação de 2021, Team OPT, que já ganhou algumas edições da Maratona Polynésie la 1 ère e é sempre perigosa, ou a Pirae Va’a, que tem entre seus integrantes ninguém menos do que Steeve Teihotaata.

E para além das equipes tidas como favoritas, é bom ficar de olho em equipes como Manihi Va’a, Hinaraurea, ou o clube Huahine D32 liderado por Kevin Céran-Jérusalémy, que poderão surpreender os favoritos neste sábado.

ACOMPANHE AO VIVO – A competição será transmitida ao vivo a partir das 14h30. Saiba mais AQUI.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe