Festival Itanhaense de Remada confirma edição 2023 com novidades
Após o sucesso em 2022, o Festival Itanhaense de Remada está de volta em 2023 para uma segunda edição ... leia mais
O water man Luiz Henrique da Silva, que promove passeios de canoa havaiana pela orla de Garopaba, no Sul catarinense, fez um registro incrível da cauda de uma baleia-franca na Praia do Siriú, durante uma remada de OC-1. O “espetáculo” viralizou nas redes sociais.
O vídeo foi publicado esta semana em sua conta de Instagram, @canoa_z12, mas o encontro, segundo Luizinho, como é conhecido, é de 10 de setembro. “Nesse dia, por coincidência, quando estava em um desses passeios, apareceu uma baleia ali, e eu fiz essa filmagem”, contou ao ND+ de Santa Catarina.
Luizinho também reforça que respeitou as diretrizes do IBAMA, evitando se aproximar demasiadamente do animal: “Usei o zoom no máximo“, conta.
Nesta temporada, ao menos 230 baleias-francas foram avistadas entre o Campeche, em Florianópolis, até Passo de Torres, no Sul catarinense. Pelo menos, três exemplares semialbinos também foram flagrados na região.
Entre julho e novembro, durante o período reprodutivo, a espécie saí da região da Antártica rumo ao Litoral Sul do Brasil, onde encontra baías mais calmas, quentes e longe dos predadores para dar a luz e amamentar os filhotes.
A franca é a única espécie que se reproduz no litoral brasileiro. Segundo o Instituto Australis, esta é a segunda melhor temporada de baleias em Santa Catarina.