Entendendo a Classificação Funcional da Paracanoagem
Entenda como funciona a classificação funcional da Paracanoagem, suas diferentes classes, regras e critérios
Olá, queridos leitores do Aloha Spirit Mídia! É com enorme alegria que começo escrevendo esse artigo sobre a canoa OC6, agora como um colunista oficial do maior portal de water sports da América Latina. Após o sucesso do Curso Básico de Va’a em uma versão exclusiva que criei para o Aloha, recebi o convite para atuar como colunista aqui do site, e regularmente escrever sobre o va’a aqui para todos vocês.
Para começar, decidi escrever algo que pudesse complementar os outros artigos escritos para o Curso Básico de Va’a, sendo assim, vou escrever um pouco sobre assuntos interessantes para toda a comunidade do va’a que acompanha o Aloha Spirit Mídia.
Mas já dou uma dica importante! Se você ainda não leu todos os artigos do curso, corre lá e comece agora. Tenho certeza que você vai curtir muito tudo o que coloquei lá pra vocês.
Acesse os artigos do Curso Básico de Va’a AQUI!
Nos próximos artigos, vou escrever sobre a montagem do casco principal de uma OC6, a amarração dos iacos com a ama, e também dos iacos com a wae.
Antigamente as OC6 eram inteiriças, ou seja, o casco era fabricado e entregue em uma única peça. Inclusive as primeiras canoas brasileiras fabricadas por Fabio Paiva da Opium, eram inteiriças. Todas elas foram criadas a partir de Lanakila trazida da Califórnia por Ronald Williams em setembro de 2000.
Quando Fabio Paiva precisou transportar as primeiras levas de OC6 para um campeonato em Angra dos Reis, o Ecomotion em 2002, surgiu a necessidade de bipartir os cascos para viabilizar o transporte em carretas. Com o tempo o conceito de criar partes menores facilitando a expansão do esporte no Brasil foi algo natural, onde hoje todas as canoas OC6 acabam sendo tripartidas. Veja abaixo a imagem do casco inteiriço da Lanakila no momento de sua chegada na fábrica da Opium em 2000.
Quer conhecer mais sobre a história do va’a no Brasil? Acesse um dos meus artigos A Origem do Va’a no Brasil e conheça com mais detalhes como tudo começou.
Com a criação do conceito de cascos tripartidos, as OC6 fabricadas no Brasil foram então divididas em três partes. A parte da proa compreende os bancos 1 e 2, a parte central compreende os bancos 3 e 4 e a parte da popa compreende os bancos 5 e 6. Desta forma, saber montar o casco da OC6 corretamente é de fundamental importância para qualquer remador.
Hoje no Brasil, temos diversos fabricantes de OC6, onde posso citar a Mirage Water Sports, Opium Hightech Line, Halau Outrigger, Niue Va’a, Karamuru Canoes, Canoas Zarpar, Core Va’a, entre outras. Todas elas possuem cascos tripartidos.
Algumas situações além da compra de uma nova canoa, vão exigir de você e sua equipe a montagem das três partes do casco de uma OC6. Por exemplo, ao comprar uma canoa usada, quando você for participar de alguma competição, ou então, quando for necessário transportá-la para outro local. Ao comprar uma OC6 nova, provavelmente ela estará com algum tipo de embalagem.
Agora com a canoa sem as embalagens de proteção, posicione todas as suas partes lado a lado e aproveite para fazer uma primeira limpeza retirando todos os resíduos provenientes da embalagem e também do transporte.
Utilize pneus ou cavaletes para nivelar e proteger o fundo do casco da canoa. Faça furos na parte de baixo dos pneus para evitar o acúmulo de água dentro deles, caso utilize os pneus regularmente em seu dia a dia.
Separe os parafusos em dois conjuntos, um para a fixação de proa e outro para a fixação de popa. Observe que alguns parafusos são maiores para serem utilizados na parte de cima da wae que é mais larga e reforçada. Outro detalhe importante é a orientação de instalação dos parafusos, sempre deixe a ponta sobressalente deles para os lados do banco 3 e banco 5. Isso porque, como o remador do banco 2 e 4 ficam com as suas costas mais próximas da wae, fica mais seguro deixar as pontas dos parafusos virados para o outro lado.
Com a canoa nivelada, faça a união da parte central com a parte de proa da canoa e realize o parafusamento de ambas. Não esqueça de utilizar algum tipo de graxa branca (ou outro lubrificante) em cada conjunto de parafusos e sempre mantenha o conjunto de parafusos limpos (cuidado com a areia de praia). Faça primeiro o parafusamento de todos os parafusos sem aperto final, garantindo um perfeito encaixe das partes, para depois aplicar a força final em cada parafuso.
Após realizar o encaixe da parte central com a proa, faça o encaixe da parte central com a popa da canoa, realizando o mesmo procedimento de parafusamento. Feito estes procedimentos, volte a fazer uma nova verificação de aperto dos parafusos, após as primeiras remadas, isso porque a movimentação da canoa em terra e em água podem fazer com os parafusos necessitem de reaperto.
Pronto! Agora o casco principal da sua canoa já está montado, restando agora realizar a amarração do par de iacos com a ama.
Agora que você já viu como realizar a montagem do casco principal de uma OC6, fique ligado nos próximos artigos para saber como realizar a amarração do iaco com a ama e também do iaco com a wae. Um Big Aloha e até os próximos artigos!