A importância das marés e ventos no downwind
Paulo Vasco explica porque o conhecimento detalhado das marés e ventos são fundamentais para um downwind seguro
.
Um vídeo que mostra a aproximação de um tubarão-branco viralizou na internet nos últimos dias.
O fato ocorreu na Califórnia (EUA) e foi registrado por um drone, deixando muita gente com frio na barriga ao ver as imagens.
O vídeo foi publicado no canal do YouTube de Carlos Gauna, um especialista em tubarões que se dedica a desmistificar a fama de “assassinos dos mares” que esses animais têm.
O norte-americano passa horas procurando por eles com seu drone nas praias do sul da Califórnia, e, dessa forma, consegue captar imagens muito interessantes.
A última, em especial, mostra uma família de remadores observando a chegada de um enorme tubarão branco. Contudo, o encontro transcorre de maneira tranquila.
O especialista esclarece que a família, percebendo a aproximação, agiu de maneira inteligente, sem entrar em pânico, ou seja, tentando fugir fazendo movimentos bruscos.
Eles apenas fazem uma pausa para apreciar a visão desse majestoso animal:
“Era um tubarão-branco juvenil, com idade estimada de 9 anos, nadando curiosamente perto da família. Ele seguiu o caiaque amarelo por aproximadamente 100 metros e despois foi embora”.
O especialista esclarece que esta é uma situação normal para tubarões, que tem o hábito de investigar tudo o que se passa no oceano.
Como seres humanos são estranhos à sua cadeia alimentar, na imensa maioria dos casos, o animal se aproxima, observa e vai embora:
“Essas pessoas não perseguiram o tubarão. Ficaram apenas parados, observando. Dessa forma, sem muita interação, ele simplesmente mergulhou sumiu nas profundezas do oceano”, esclarece o especialista, no vídeo.
Assim, após o encontro, os remadores simplesmente seguiram seu curso com uma boa história para contar em terra.