
Alunos da Escolinha Municipal de Va’a recebem aula de Surfski
Alunos da Escolinha Municipal de Va’a, em Ubatuba (SP), recebem aula de Canoagem Oceânica através do ... leia mais
Casa cheia e público atento às disputas deste domingo. Foto: Luciano Meneghello
Um típico domingão de sol e céu azul abriu a arena do Aloha Spirit Festival para as disputas do segundo e último dia do maior festival de esportes de praia da América Latina.
As areias da Praia do Forte de Cabo Frio (RJ), onde estava montada a arena do evento, logo cedo, às 7h00, foram tomadas pela galera da natação em águas abertas que participou da prova de 3.8km que serviu também como classificatória para a prova Aloha Spirit Alcatrazes, primeiro desafio a nado na ilha de Alcatrazes, que acontecerá em 2019.
Os campeões da prova foram Arthur Pedroza e Sinara Britto, que já havia vencido as provas de natação e Paddleboard no sábado.
Campeã da pova de natação de domingo, Sinara Britto volta pra casa com a bagem cheia de troféus. Foto: Pedro Monteiro
Em seguida, foram abertas as disputas de apneia e logo depois a prova de 10km em OC1, OC2, V1, Surfski e Surfski Duplo, que teve sua largada às 10h com as canoas e surfskis dando um colorido especial às águas azuis de Arraial do Cabo.
Sebastián Cuattrin foi o ‘Fita Azul’ da disputa. O remando com muita desenvoltura em seu Surfski, Cuattrin abriu boa vantagem sobre os demais competidores a partir da segunda metade da prova e chegou muito bem na primeira colocação.
Sebastián Cuattrin, fita azul da prova de canoas e surfskis, ao lado do fotógrafo Alê Socci. Foto: Pedro Monteiro
Outros campeões da priva foram Murilo Pinheiro, na OC1, e Cauê Serra, na V1, no Masculino, e, no Feminino, Alice Nassif ficou com a vitória na OC1, enquanto Andressa Saboya venceu na V1.
Para encerrar a última etapa da edição de dez anos do Aloha Spirit Festival, foi a vez da prova de SUP Race Técnico, que sem dúvida é a prova que mais agrada ao público dada a intensidade e proximidade com os torcedores. Um circuito de 1.5 km triangular, com boias posicionadas em formato triangular, próximas à praia.
A prova foi divida em duas largadas: primeiro o pelotão masculino e, em seguida, o feminino.
Largada do SUP Race Técnico. Foto: Kelly Matos
Campeão da prova de longa distância sábado, Luiz Guida “Animal” fez uma ótima largada e já abriu na liderança logo no início da disputa. Mas Guida foi seguido de perto por Eri Tenório, que a todo momento buscava ultrapassar o líder, que por sua vez segurava muito bem sua posição, sabendo se distanciar em momentos cruciais, como na aproximação da boia próxima à praia, encontrando “micro-ondas” salvadoras que o fizeram abrir vantagem.
Luiz Gida “Animal” soube seguram muito bem sua posição contra as investidas de Eri Tenório e Marinho Cavaco. Foto: Kelly Matos
A partir da metade da disputa, Marinho Cavaco se aproximou de Eri e os dois passaram a travar um duelo pela segunda colocação. Em determinado momento, já nos quilômetros finais, chegaram a se aproximar de Guida. Mas Animal novamente encontrou uma onda salvadora que o manteve a uma distância segura até a linha de chegada para conquistar a primeira colocação. Eri Tenório ficou em segundo lugar, seguido por Marinho Cavaco, em terceiro, e Marcio Adriani, em quarto.
No feminino, tivemos uma largada bem disputada entre Ariani Theóphilo e Lena Guimarães. Porém, aos poucos Lena foi abrindo vantagem e antes da metade da prova. A partir daí, Lena remou sem ser ameaçada até a linha de chegada.
Após uma largada bem parelha com Ariani Theóphilo, Lena Guimarães (foto) abriu boa vantagem e se manteve assim até a linha de chegada. Foto: Kelly Matos
Ariani, por sua vez, também se manteve na segunda colocação sem maiores problemas até o final da prova. Já a briga pela terceira colocação foi mais intensa entre a argentina Juliette Duhaime e Dani Paiva. Porém, na linha de chegada a Juliette conseguiu conquistar a terceira colocação com Dani em quarto.
TRANSMISSÃO AO VIVO HISTÓRICA
Telão bombando a transmissão ao vivo. Foto: Luciano Meneghello
Quem acompanhou a transmissão vivo pela internet ou pelo telão de led instalado na arena Aloha Spirit pode acompanhar todos os detalhes das provas – e em todos os momentos. A equipe da Time Cine fez transmissões embarcada para acompanhar de perto os competidores, na água, até nos momentos em que estavam mais distantes.
Na prova de canoas e surfskis deste domingo, Fernando Bonfá acompanhou a prova embarcado, fazendo comentários ao vivo, enquanto o âncora, Tiago Brant, comandava a transmissão diretamente do estúdio acompanhado dos comentaristas Américo Pinheiro e do editor-chefe do AlohaSpiritClub.com.br, Luciano Meneghello. A equipe ainda contava com a atuação da repórter Flávia Thome realizando entrevistas a todo momento direto da praia. Esta foi, sem dúvida, a melhor e mais completa transmissão ao vivo da história dos water sports no Brasil.
E se você perdeu a transmissão, pode acompanhar a gravação de parte dela AQUI.
Assim, o Aloha Spirit Festival encerrou suas comemorações de dez anos de existência com chave de ouro. Até 2019!