Clubes de Va’a investem em expedições no sul da Bahia
Destino favorito de muitos brasileiros, o sul da Bahia está se tornando a nova fronteira a ser desbravada ... leia mais
Estão disponíveis no YouTube as imagens de um dramático resgate de seis remadores a bordo de uma canoa OC-6, feito em Hagåtña, na ilha de Guam.
Trata-se de mais uma prova sobre a necessidade de se analisar e respeitar as condições climáticas antes de sair para o mar.
O episódio, registrado em vídeo e exibido em canais de televisão de Guam, aconteceu em 2017, porém, é um alerta a todas as bases de canoa sobre a importância de se usar equipamentos de segurança, respeitar as condições do mar e entender seus limites.
As imagens mostram os seis remadores tentando sair por uma estreita passagem no canal de navegação do cais Hagatna Boat Basin, enquanto ondas pesadas quebram lá fora.
No quadro seguinte, a canoa, que estava sem saia, já aparece alagada e quase submersa , enquanto vai sendo levada pelas correntes para a zona de impacto.
Em seguida, uma série de ondas atinge a OC-6, cujo casco vai ficando completamente submerso, enquanto os remadores são varridos em direção aos molhes.
A guarda-costeira então entra em cena para fazer o resgate bem-sucedido dos remadores.
“Poderia ter sido um desfecho totalmente diferente para seus amigos e familiares“, declarou o meteorologista Landon Aydlett, ao canal de televisão PNC de Guam.
Por mais convidativo e aventureiro que pareça, o mar nessas condições pode ser bastante imprevisível. É preciso avaliar bem as condições de onda e das correntes antes de sair nessas condições. E, na dúvida, ficar em terra firme.
“É um risco calculado sair por aí nessas condições e os cálculos feitos por esses remadores estavam errados. Felizmente eles tiveram muita sorte“, alertou o meteorologista.