Shell Va’a “quebra tabu” e vence 2ª etapa da Hawaiki Nui 2022
Após sete anos sem vencer a 2ªetapa da Hawaiki Nui Va'a, Shell Va'a comemora a vitória e dispara na liderança
Duas semanas após a Taaroa Race, a primeira prova da temporada taitiana de va’a em 2021, Papeete recebeu, no último sábado (13), a primeira etapa do campeonato taitiano de va’a maratona V1 da Polinésia Francesa.
A competição, que teve como sede as instalações do parque Aorai Tini Hau, no entanto, atraiu um pequeno grupo de competidores (para os padrões taitianos) além de importantes ausências, como o caso de Narai Atger, Kyle Taraufau, Tutearii Hoatua, entre outros.
Há duas semanas da primeira grande prova de V6 do ano na Polinésia Francesa, ficou claro que os treinadores preferiram poupar seus atletas, já que praticamente todo grande remador de V1 também faz parte de uma grande equipe de V6.
Dessa forma, a categoria Sênior (equivalente à Open no Brasil) contou com “apenas” 24 competidores.
Charles Taie, nova contratação do clube Pirae Va’a, e Ricky Aitamai, do Paddling Connection, eram apontados como favoritos na prova de 18 km entre a praia de Taaone e o passo Muriavai, em Mahina, em ida e volta.
E, dessa forma, confirmando as expectativas, Charles Taie foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro, com o tempo de 1h40m52s debaixo de um sol forte e águas muito calmas.
Taie chegou quase dois minutos à frente de Ricky Aitamai, vice-campeão. O pódio da disputa foi completado por Heimana Donatien, companheiro de equipe de Taie na Pirae Va’a, em terceiro lugar.
Na categoria Júnior, que contou com uma participação um pouco maior, 26 remadores no total, a primeira colocação ficou com o prodígio do SUP taitiano, Keoni Sulpice, que concluiu os 15 km de prova com o tempo de 1h21m02s.
Mas se os homens preferiram se poupar abdicando de competir nessa prova, o mesmo não se pode dizer das mulheres.
Praticamente todas as grandes remadoras de va’a da Polinésia Francesa marcaram presença.
Entre elas, Marguerite Temaiana, Vaimiti Maoni, Tea Lorfèvre, e também promessas da nova geração taitiana, como foi o caso de Mahia Berdichevski-Poroi.
Campeã da Taaroa Race, Marguerite Temaiana voltou a vencer e permanece imbatível entre as mulheres da V1 na temporada de 2021.
Temaiana, que também rema pela equipe da Paea Va’a, completou o percurso de 15 km entre Aorai Tini Hau e Pointe Venus em 1 hora e 28 minutos.
A experiente remadora cruzou sozinha a linha de chegada, abrindo uma boa vantagem sobre Vaimiti Maoni e Tea Lorfèvre, respectivamente com os tempos de 01h34m29s e 01h34m52s pela segunda e terceira colocações na disputa.
A Federação Taitiana Va’a informa que realizará no próximo sábado, o segundo dia do campeonato de Maratonas do Taiti, desta vez com as disputas na V6, em diferentes categorias.