
Com transmissão ao vivo, Brasiliense de va’a rola neste final de semana
Neste final de semana Brasília será palco da Primeira Etapa do Circuito Brasiliense de Va’a 2025, ... leia mais

O Backdoor Shootout é conhecido por ser uma das competições de surfe mais prestigiadas do mundo por ter como palco uma das mais famosas e disputadas ondas a atualidade: Pipeline, a rainha da costa norte de Oahu, Havaí.
Este evento fechado realizado pelos membros do clube local Da Hui, é uma homenagem ao lendário waterman havaiano, Duke Kahanamoku, e reúne ao longo de duas semanas de janela de prova, competições surfe shortboard, longboard e SUP Wave.
Ser convidado para este evento é uma grande honra e um privilégio, afinal, surfar Pipeline com somente algumas pessoas na água é algo raro.
A competição deste ano veio em boa hora, afinal, devido à pandemia de Covid-19, nenhum evento internacional de SUP Wave foi realizado em 2020.
A lista de SUP surfistas convidados para o Backdoor Shootout 2022 incluiu Kai Lenny, Mo Freitas, Riggs Napoleon, Bullet Obra, Kainoa McGee, Zane Saenz e entre outros.
O dia de disputas do SUP Wave começou com um Pipe sólido com ondas de até 8 pés havaianos, contudo, as ondas foram perdendo a intensidade.
Isso fez com que alguns competidores arriscassem outras manobras além dos tubos. Esse foi o caso de Zane Schweitzer, que atacou o pesado lip de Pipeline mandando batidas insanas. Kai Lenny, Mo Freitas Riggs Napoleon, Zane Saenz e Bullet Obra também protagonizaram momentos eletrizantes, mas, no final, a performance de Schweitzer, combinando tubos com manobras ousadas, foi a mais valorizada pelos juízes, que deram a primeira colocação do evento ao havaiano local de Maui.
“É claro que vencer esta competição significou muito para mim, mas poder me reconectar com a comunidade North shore e nossos amigos e familiares, incluindo Riggs Napoleon e Mo Freitas, foi com certeza o destaque de nossa viagem! Treinei duro durante a pandemia, em todas as modalidades que pratico. Finalmente consegui voltar para casa com o troféu deste evento, depois de competir nos últimos 4 anos! Então essa vitória foi com certeza uma ótima maneira de começar o ano novo de 2022!” declarou o campeão.
1 – Zane Kekoa Schweitzer
2 – Riggs Napoleon
3 – Kai Lenny
4 – Mo Freitas
5 – Kainoa McGee
6 – Clay Everline