Lutando contra adversidades, Brasil tem dia brilhante no Pan-Americano de Canoagem Polinésia
Atletas do Brasil brilharam no segundo dia de disputas do Pan-Americano de Canoagem Polinésia, que está ... leia mais
Os brasileiros tiveram um bom começo ontem em Quindao, China, durante a primeira edição do Mundial de SUP da ICF. Não deu pódio, mas foi por pouco. Vinnicius Martins ficou com a quarta colocação e Lena Guimarães Ribeiro ficou em quinto.
Eles competiram na prova de longa distância, programada para abrir o evento, que terá mais dois dias de prova com disputas de Sprint e Race Técnico (veja a programação do Mundial aqui).
Uma forte ventania poucas horas antes do início da prova, porém, quase mudou os planos da organização, que chegou a anunciar que iria realizar a prova de Sprint no lugar da Longa Distância, fato que causou rebuliço entre os atletas e uma verdade “guerra de informação” entre a mídia especializada.
Porém, após muito se especular, os diretores de prova optaram por colocar a Longa Distância na água com cerca de duas horas de atraso.
Largaram primeiro os homens, com Vinnicius Martins tendo um excelente início de prova, liderando o pelotão de elite nos primeiros quilômetros (forma no total 12 km ao invés dos 18 km originalmente anunciados).
Vinni porém, foi em seguida ultrapassado por Michael Booth (AUS) e os irmãos Bruno e Daniel Hasulyo, que imprimiriam um forte Sprint abrindo vantagem e definindo assim a briga pelo ouro.
Ao final, Booth ficou com a primeira colocação, seguido por Bruno Hasulyo, com a prata, e Daniel Hasulyo. Vinnicius conseguiu segurar sua posição e concluiu a prova na quarta colocação.
Entre as mulheres, que largaram um pouco depois dos homens, Lena Guimarães Ribeiro fez uma excelente largada e, assim como Vinni, também assumiu a ponta nos primeiros quilômetros da disputa.
No entanto, a alemã Sonni Honscheid impôs seu ritmo e conseguiu ultrapassar a brasileira, que passou a brigar pela segunda colocação em um pelotão de elite feminino formado por Olivia Piana (FRA), Fiona Wylde (EUA), Susak Molierno (ESP) e Rika Okuak (JAP).
Ao final da disputa o pódio ficou definido com Sonni Honscheid levando o ouro, Olivia Piana, a prata, e Fiona Wylde, o bronze. Lena cruzou a linha de chegada na quinta colocação.
Para hoje estão programadas as provas de Sprint Race, com a participação dos brasileiros Arthur Santacreu e Jessika Moah, ambos com chances reais de medalha.
As disputas têm transmissão ao vivo e podem ser acompanhadas aqui no Aloha Spirit Club a partir das 22h do horário de Brasília.
1º Michael Booth AUS
2º Bruno Hasulyo HUN
3º Daniel Hasulyo HUN
4º Vinnicius Martins
1º Sonni Honscheid (ALE)
2° Olivia Piana (FRA)
3º Fiona Wylde (EUA)
5º Lena Guimarães Ribeiro