Remadas transcendentais no lago Titicaca, Peru
Conhecido por ser o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca, no Peru, atrai cada vez mais remadores ... leia mais
O aventureiro espanhol Antonio de la Rosa anunciou que está pronto para o desafio. Ele quer ser a primeira pessoa a ir da Califórnia ao Havaí remando em um SUP transoceânico
Na última quarta-feira (1), o aventureiro espanhol Antonio de la Rosa usou suas redes sociais para anunciar que em aproximadamente 30 dias dará início à sua inédita travessia do oceano Pacífico remando à bordo de stand up paddle transoceânico.
Conforme divulgado em primeira-mão aqui no Aloha Spirit Club, em 2018, Antonio vem se preparando há mais de um ano para o desafio, tanto na preparação física e psicológica, quanto na concepção de seu SUP transoceânico.
De la Rosa planeja partir de São Francisco, na Califórnia (EUA), remando por cerca de 2400 milhas náuticas (aproximadamente 4.450 km) até chegar ao Havaí em três meses. A remada será feita solo e sem barcos de apoio.
O desafio é inspirado na “SUP Crossing”, feita em 2017 por Chris Bertish, que atravessou o oceano Atlântico remando em pé ao longo de 6.500 km, em 93 dias. E assim como no caso de Bertish, há uma proposta de cunho social ligada ao desafio.
O espanhol quer chamar a atenção da comunidade global para a ameaça causada pelo excesso de plásticos nos oceanos.
SUP TRANSOCEÂNICO
O projeto do SUP transoceânico é similar ao de Bertish, no entanto, há uma diferença fundamental: A empresa Kundaka projetou uma prancha estreita o suficiente para que Antonio possa remar de ambos os lados sem precisar mover os pés (um detalhe que Bertish teve que lidar ao longo de toda sua travessia).
A prancha, batizada de “Pacific Crossing Peanut”, tem 18 pés de comprimento e 39 polegadas de largura no ponto mais estreito. Veja na imagem 3D abaixo como o outline da prancha realmente lembra um amendoim (“Peanut”, em inglês).
Aventureiro experiente e casca grossa, Antonio de la Rosa tem um vasto currículo de aventuras extremas realizadas, incluindo remar de SUP por toda a costa da Espanha, explorou as águas isoladas da Groenlândia, também remando de stand up paddle, e realizou uma maratona de esqui cross-country por um mês pelas áreas mais remotas da Escandinávia.