Por que competições como a Molokai Hoe e a Hawaiki Nui têm mais prestígio que os Mundiais da IVF?
Competições tradicionais como a Molokai Hoe e a Hawaiki Nui Va'a possuem um prestígio que supera o ... leia mais
Qual é o “marco zero” do stand up paddle? Ou seja, o momento em que esse esporte foi criado.
Alguns defendem que essa resposta não existe, uma vez que, desde os tempos mais remotos, existiram civilizações que adotaram a prática da remada em pé, sobretudo para atividade pesqueira, mas, também de forma recreativa.
Contudo, o esporte que viria a ser mundialmente conhecido como stand up paddle, teve sua origem no Havaí, na década de 1930, quando Duke Kahanamoku passou a usar um surfski australiano (naquela época muito semelhante às pranchas ocas, só que maior ainda) para remar em pé e surfar.
Essa iniciativa de Duke teria inspirado os Beachboys de Waikiki a fazerem o mesmo, desenvolvendo o surfe com remo e a prática da remada em pé de forma discreta até a revolução promovida por Laird Hamilton e Dave Kalama no início dos anos 2000.
Porém, ao longo dos anos, algumas evidências sugerem que esse antigo stand up paddle também foi praticado em outras partes do mundo.
A foto acima foi feita na Flórida, também na década de 1930.
Nela, vemos dois remadores não identificados prestes a embarcar em uma expedição de stand up paddle.
O homem da esquerda usa um remo náutico (oar paddle), semelhante ao que era usado pelo pioneiro John Zapotocki, no Havaí, nos anos 1940, e o da esquerda usa um remo de canoa.
Dá pra ver que eles estão preparados para uma remada longa, uma vez que as pranchas estão equipadas com vários acessórios, além da pistola na cintura de um deles (prevenção a um ataque de crocodilo?).
A foto foi tirada por ninguém menos que Tom Blake, criador da prancha oca (que os dois estão usando) e de uma série de outras inovações que o colocam entre os nomes mais importantes da história do surfe e dos esportes de água no século XX.
Faltam evidências para afirmar que a dupla merece os créditos pela criação do esporte, mas, possivelmente, essa foi a primeira expedição recreativa de stand up paddle da história.