Brasileiro de SUP Sprint | Confira o chaveamento das baterias
Veja como estão as baterias de SUP Race Spirnt dos Jogos Radicais Urbanos, válido com última etapa do ... leia mais
O Brasil segue se destacando no cenário internacional do stand up paddle. Após a conquista de três medalhas no Race Técnico, a quinta-feira, 10 de outubro, os atletas Aline Adisaka, Gabi Sztamfater, Wellington Reis e Luiz Diniz chegaram à final do SUP Surf nos XVII Jogos Pan-Americanos de Surf, os PASA Games 2024, realizados no Centro de Alto Rendimento de Surf em Punta Rocas, Lima, Peru. Com essa conquista, a equipe brasileira garantiu mais quatro medalhas na competição, sendo duas de prata e duas de bronze.
Na categoria masculina, Luiz Diniz, quatro vezes campeão mundial pela ISA, garantiu a medalha de prata com uma pontuação de 13,23, atrás do peruano Sebastián Gómez, que conquistou o ouro com 16,33 pontos. Wellington Reis, também do Brasil, levou o bronze com 10,83 pontos, enquanto o peruano Tamil Martino fechou o pódio em quarto lugar, com 7,93 pontos.
No feminino, a experiência foi fundamental para a peruana Vania Torres, que conquistou seu segundo ouro no PASA pan-americano com uma pontuação de 12,16. As brasileiras Aline Adisaka e Gabi Sztamfater subiram ao pódio com as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Aline somou 8,47 pontos e Gabi ficou com 5,63. A campeã das edições de 2022 e 2023, a argentina Lucía Cosoleto, terminou em quarto lugar.
Apesar das condições desafiadoras no mar, com ondas irregulares ao longo do dia, os atletas surfaram em alto nível e competitividade, mostrando o motivo de figurarem entre os melhores em seus respectivos países.
Além das finais do SUP Surf, outras categorias também estiveram em disputa no PASA Games 2024, como a shortboard Feminina e o Longboard Masculino. Destaque para a atleta de Barbados, Chelsea Tuach, que impressionou ao marcar 17,33 pontos na segunda rodada da shortboard, mas acabou caindo para as repescagens após a terceira rodada. No Longboard Masculino, o destaque foi Benoit Clemente, do Peru, múltiplo campeão pan-americano, que alcançou 16,34 pontos na segunda rodada.
Os Jogos Pan-Americanos de Surf de 2024 acontecem de 4 a 13 de outubro em Punta Rocas, Lima, e contam com o apoio de importantes patrocinadores como Equans, Marca Peru, Floril, Generade, 360 Energy Drink, além do Instituto Peruano do Desporto e a Federação Nacional de Tábua do Peru.
As competições continuam nesta sexta-feira (11), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da PASA, a partir das 10h (horário de Brasília).