Fazendo leme de uma canoa polinésia
Andre Leopoldino fala sobre o leme de canoa polinésia, uma das funções mais importantes do va'a e que ... leia mais
O verão é uma época que inspira muitas pessoas a se jogarem nos esportes, principalmente os que envolvem água. Exemplo disso é o Stand Up Paddle, onde o indivíduo fica em pé em cima de uma prancha e se movimenta com a ajuda de um remo. Pode ser praticado tanto no mar como em lagoas, rios ou represas.
Embora seja um esporte acessível a todas as idades, é muito importante se atentar a alguns cuidados, principalmente em épocas mais quentes, como agora. Dentre os cuidados necessários, começamos pela alimentação.
O ideal antes de iniciar as atividades, é consumir carboidrato de baixo a médio índice glicêmico, que é o que vai garantir mais energia ao longo do exercício. Assim como a alimentação, manter o consumo de água regular auxilia contra a desidratação.
Outro fator importante que deve ser destacado é o cuidado com o sol. Como foi citado anteriormente, por ser um esporte praticado a céu aberto, há uma grande exposição do indivíduo direto com o sol, por isso, não economize na hora de se proteger e reaplique o protetor solar sempre que necessário!
Além disso, em complemento à aplicação do protetor solar, usar boné, blusa com proteção UV e óculos, também é muito importante para manter o corpo protegido.
E, preferencialmente, escolher os horários em que o sol está mais brando, como antes das 10h e depois das 16h, quando a radiação do sol – raios UV – não é tão forte e, portanto, mais saudável para o corpo.
Vale ressaltar que apesar do Stand Up Paddle apresentar baixa chance de lesão, ter a orientação de um profissional é de extrema importância tanto para solucionar qualquer tipo de dúvida, como para instruir a forma correta que o esporte deve ser praticado.
Por fim, seja no verão ou em qualquer outra estação do ano, o uso de equipamentos de segurança, como o leash, é indispensável.
Para mais informações sobre saúde e esportes siga @drbenjamimrodrigues.