De volta aos treinos!

Compartilhe
de volta aos treinos
Chegou a hora de colocar a pá na água e voltar aos treinos! Foto: André Leopoldino / Tribuzana Va’a.

Quem acompanha o Calendário de Eventos do Aloha Spirit Mídia sabe que 2022 promete ser recheado de provas, e, sendo assim, se você curte a adrenalina das competições, estar em dia com os treinos é fundamental para fazer bonito nessas competições.

Contudo, durante o período das festas de fim de ano, muitos aproveitam a época para relaxar nos treinos e na alimentação. Afinal, ninguém é de ferro!

Mas, calma, nada está perdido! É possível voltar a treinar obtendo um bom rendimento em um curto espaço de tempo, ainda que tudo dependa do quanto você abusou nas festas e de sua disposição para “reverter o estrago”.

Quando paramos de praticar atividade física o corpo leva um tempo para voltar ao ritmo habitual. Além disso, fatores como noites mal dormidas, alimentação pesada e abuso do álcool terão uma influência negativa no rendimento dos treinos. É preciso, portanto, um pouco de calma e bom senso na hora de pegar firme na atividade física novamente.

Se exagerou nas festas de fim de ano, quando voltar ao treino, não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente”, comenta Guilherme Leme, coordenador de musculação da rede de academias Bio Ritmo.

Se abusou nas festas de fim de ano, volte com calma aos treinos. Foto: Reprodução.

Segundo o profissional, é possível que o atleta também perceba uma pequena diminuição da força: “Se a ideia é praticar exercícios de corrida ou pedalar, por exemplo, é necessário reduzir o ritmo e velocidade média nos primeiros treinos, apenas para evitar que seu corpo saia de um período de repouso para um esforço intenso demais”, explica.

Mas Leme explica que isso não atrapalhará os objetivos a médio prazo e que, inclusive, diminuir a intensidade também evita lesões. “Além disso, não levará mais do que duas ou três sessões de treino para que o ritmo volte ao normal”, comenta.

De volta aos treinos | Confira as dicas de Guilherme Leme:

Manter o corpo hidratado é fundamental. Foto: Reprodução.
  • Beba bastante água, antes, durante e depois dos treinos. “O consumo de álcool é prejudicial para a hidratação. Portanto, ao retomar os treinos, beba bastante água, pois dessa forma fica mais fácil evitar câimbras”, explica o coordenador.
  • Evite o açúcar e a gordura em excesso. Segundo Guilherme Leme, voltar a se alimentar de forma saudável é fundamental para ter mais disposição e energia durante os treinos, além de contribuir para os resultados.
  • Atualize o treino com carga e sequência adequados à sua capacidade. “Caso sinta que os pesos que estava utilizando estão demasiados, diminua alguns quilos e execute os exercícios corretamente. A técnica é mais importante do que a quantidade de carga”, reforça o especialista.
  • Não adianta treinar em maior quantidade para compensar o tempo que não treinou. De acordo com o coordenador de musculação da Bio Ritmo, aumentar o volume de treinos a níveis que não se estava acostumado apenas com o intuito de repor o tempo perdido só aumenta as chances de se lesionar ou sobrecarregar músculos e estruturas articulares.
  • Resultados não são obtidos em uma semana. “Isso quer dizer que essa semana que você parou de treinar não colocará tudo a perder, assim como exagerar na quantidade ou intensidade dos treinos ao voltar não será determinante para você chegar mais próximo do seu objetivo”, comenta Leme. Isso quer dizer que treinar em excesso é tão prejudicial quanto a má alimentação.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe