Aprenda uma variação ‘power’ de abdominais com Laird Hamilton
Ícone dos water sports ensina variações de abdominais ideais para o fortalecimento do core Laird ... leia mais
Após uma série de mensagens desencontradas, foi confirmada, na tarde dessa quinta-feira, 12 de janeiro, a informação de que a equipe Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de Marcio Santiago Camargo, conhecido carinhosamente pela comunidade do stand up paddle como “Cabral SUP”.
Na última terça-feira (10), Marcio Cabral remava de SUP na companhia de Luiz Felipe Ribeiro Miranda, perto da barragem do Dique em Boa Esperança, em Furnas, em Minas Gerais, quando ambos foram arrastados pela corrente do vertedouro da Barragem.
Após momentos de muita tensão, em meio à forte correnteza, Luiz Felipe foi resgatado por moradores, porém, Márcio afundou e ainda não foi encontrado. Segundo relatos, nenhum dos dois remadores usava equipamento de segurança, como colete salva-vidas e leash.
A confirmação da morte de Marcio Cabral põe fim a uma angustiante espera por uma conclusão à tragédia iniciada na terça-feira.
Natural de São Paulo, Marcio Cabral conheceu o stand up paddle durante uma viagem ao litoral. Como muitos de nós, ficou encantado com a modalidade. A experiência, no entanto, foi tão intensa que ele decidiu que viveria desse esporte dali para frente.
Com muita coragem e humildade, mudou-se para Boa Esperança (MG) para fundar, em 2019, a Cabral Sup, na orla da Praia do Bicano, ponto turístico da cidade.
No início, com uma tenda e algumas pranchas, ele começou seu negócio do zero, mas foi, pouco a pouco, conquistando a simpatia e a confiança de moradores e turistas.
Cabral foi um desbravador e tomou para si o papel de divulgar e fomentar o SUP mineiro, levando o nome do estado a diversas competições nacionais. Ele rapidamente tornou-se conhecido e querido entre a comunidade do stand up paddle brasileiro.
Cabral então passou a buscar e treinar atletas de sua cidade para participarem de competições nacionais de SUP Race. Para que sua estratégia fosse bem-sucedida, no final de 2021, promoveu o primeiro campeonato de SUP Race de Boa Esperança, atraindo remadores de outros estados e promovendo um excelente intercâmbio entre os atletas.
A competição foi bem-sucedida e, novamente com o apoio da cidade, realizou uma segunda edição, em julho do ano passado, novamente com a presença de atletas de outros estados. Essa competição serviu como etapa de um circuito estadual de stand up paddle, idealizado e sonhado por Cabral e outros remadores mineiros para alavancar definitivamente a modalidade no estado.
Os sonhos de Marcio Cabral, infelizmente, foram interrompidos tragicamente esta semana. Talvez por imprudência, talvez por excesso de confiança ou mera fatalidade. Ainda é cedo para afirmar efetivamente o que aconteceu naquela fatídica manhã em Boa Esperança, mas fica o lembrete sobre a importância de se usar equipamentos de segurança, sobretudo o leash da prancha, sempre que se sair para remar.
Contudo, a lembrança que teremos de Marcio Cabral é a de uma cara gente boa, batalhador e que viveu seu sonho até o fim.
Uma figura central e das mais importantes para o fomento do stand up paddle em Minas Gerais. Seus esforços para difundir o SUP mineiro certamente farão eco e deverão servir de inspiração para que outros remadores do estado mantenham a chama acesa e deem continuidade ao precioso legado deixado por Marcio Cabral.
A equipe Aloha Spirit Midia lamenta profundamente o ocorrido. Nossos sentimentos aos amigos e familiares de Marcio Cabral. Descanse em paz, guerreiro.