
Caio Vaz em defesa de São Conrado
Bicampeão mundial de SUP e sua namorada, Isabella Santoni, comandam a “Pegada do Bem”, evento em prol do ... leia mais
A partir desta terça-feira (18), a Praia do Saco, localizada na cidade de Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, receberá o Circuito Stand Up Paddle, projeto via Lei Federal de Incentivo ao Esporte que oferece aulas gratuitas da modalidade. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, a melhora na qualidade de vida e a inclusão social da região.
As aulas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, de manhã e durante a tarde, em períodos diferentes, com equipamentos completos e instrutores habilitados para a atividade. A programação ainda contará com dois eventos, contendo oficinas, campeonatos locais, regionais e nacionais.
“O projeto tem como propósito, por meio Stand Up Paddle, promover a inclusão social e o crescimento pessoal dos moradores de Mangaratiba. O esporte, como instrumento de transformação para a sociedade, é imprescindível no cotidiano de todos os brasileiros. Além do mais, o Circuito Stand Up Paddle contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de valores voltados para a melhora da saúde e o bem-estar”, destaca Rogério Romano, coordenador do projeto.
Essa é a segunda edição do projeto, que já contou com presenças de alunos que competiram em nível estadual. De acordo com Caio André Andrade, um desses participantes, o esporte transformou o modo como ele enxerga as adversidades:
“Com o Stand Up Paddle, aprendi a ter disciplina e persistência nos momentos de dificuldade e, hoje, enfrento os desafios com mais foco e confiança. Por meio do projeto, consegui disputar o Campeonato Estadual de Stand Up Paddle, um grande marco na minha vida”. Já para Erick Cleiton de Andrade, os benefícios físicos e mentais foram determinantes para que ele escolhesse a modalidade para competir: “Escolhi esse esporte para competir porque senti uma grande melhoria no meu equilíbrio e no meu condicionamento, além de ajudar a reduzir o estresse”.
A modalidade tem se popularizado nos últimos anos e é um dos esportes aquáticos que mais cresce no mundo. Conforme divulgado em primeira-mão, aqui, em Aloha Spirit Midia, dados publicados no Statista, nos Estados Unidos, revelaram que o esporte apresenta crescimento constante desde 2013 e, em 2023, mais de 4 milhões de pessoas praticavam o Stand Up Paddle.
Vale ressaltar que a modalidade vem sendo considerada para os Jogos Olímpicos de Verão de Brisbane 2032. A ISA (International Surfing Association), por sua vez, tem promovido a modalidade em eventos do Movimento Olímpico, como os Jogos Pan-Americanos, os Jogos Centro-Americanos e os Jogos Bolivarianos.
O Circuito Stand Up Paddle de Mangaratiba é elaborado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos – o EGP Brasil, apoiado pela Federação de Stand Up Paddle do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura de Mangaratiba. A iniciativa também conta com o patrocínio da Vale, que vem investindo no esporte da região e incentivando ações de cunho esportivo. As aulas serão abertas para maiores de 8 anos e os interessados deverão preencher um formulário de inscrição por meio do site da Sympla.