Ativista rema de Munique ao Mar Negro pela limpeza das águas
Expedição de 2476 km, que fez parte do projeto batizado de “Pure Water For Generations”, é uma inciativa ... leia mais
Nos últimos cinco anos, tem sido cada vez maior a presença de orcas em San Felipe, na Baja California, estado mais setentrional do México, que faz fronteira com os EUA.
O local é muito visitado por turistas por conta de suas águas claras e vida marinha abundante, o que faz de San Felipe um destino também muito procurado por remadores.
Neste vídeo, publicado pelo canal ReCaptured, acompanhamos uma família de orcas se aproximando de uma remadora de stand up paddle e chegam a cercá-la, porém, sem nenhum sinal de agressividade.
A remadora se mantém tranquila enquanto as orcas nadam ao seu redor, sem tocar à prancha, interagindo de forma muito respeitosa. Sem dúvida um momento épico.
De qualquer forma, especialistas recomendam que se evite esse tipo de aproximação a qualquer animal marinho de grande porte. No caso, manter-se calmo, como a remadora do vídeo, e afastar-se lentamente é o procedimento mais indicado.
Como sabemos, orcas não são baleias, mas um membro da família dos golfinhos, e como tal, muito inteligentes. Outro ponto a ser considerado é que nunca ouve um registro de ataque fatal de orcas a seres humanos na natureza, exceto no interior de tristes parques aquáticos como o Sea World, uma aberração a qual, esperamos, acabem um dia.