12 Towers: James Casey e Terrene Black largam na frente
Em meio à nata do SUP Race australiano, James Casey e Terrene Black vencem prova técnica na abertura da ... leia mais
O Brasil encerrou sua participação nas finais do SUP Sprint 100m do Campeonato Mundial de Stand Up Paddle (SUP) da Federação Internacional de Canoagem (ICF), realizado na sexta-feira (22) em Sarasota, na Flórida (EUA), sem conquistar medalhas.
Oito atletas brasileiros haviam garantido vaga para o decisivo dia de competições: Lena Ribeiro, Scarlett Miranda, Jessika Moah, David Leão e Arthur Santacreu competiram na categoria Open; Thiago Giacomelli na Master 40+; e Américo Pinheiro e Tiago Andrade na Master 50+.
O destaque brasileiro foi Américo Pinheiro, que alcançou a grande final da Master 50+ e terminou na oitava colocação. Já David Leão, atual campeão mundial por outra federação internacional, a ISA, e uma das maiores esperanças do Brasil, ficou pela semifinal na categoria Open.
A prova marcou uma aposta da ICF em substituir o tradicional Sprint de 200m pelo novo formato de 100m, proporcionando finais de alta intensidade. O ucraniano Andrii Kraitor e a norte-americana Katniss Paris foram os primeiros campeões da nova prova.
Kraitor, multicampeão europeu e mundial em Canoe Sprint, dominou a final masculina com um tempo de 23.05 segundos, superando o espanhol Manuel Hoyuela (23.46) e o sul-africano Cameron Tripney (23.67).
No feminino, Katniss Paris conquistou o ouro com 28.32 segundos, seguida por Sey Chelle (28.71) e Alba Alonso (29.24).
Na categoria júnior, a italiana Cecilia Pampinella brilhou na prova feminina, cravando 30.92 segundos para levar o ouro. Hanna Kaminska, da Polônia, ficou com a prata (31.76), enquanto a também italiana Claudia Postiglione levou o bronze (31.97). Entre os homens, o romeno Matei Barbu venceu com 24.22 segundos, superando Nikolaos Malekakis (Grécia) e Unax Etxeberria (Espanha).
Ryohei Yoshida, do Japão, foi o campeão da Master 40+ masculina, com um tempo de 27.49 segundos, à frente do romeno Victor Fedul (28.22) e do húngaro Tomas Lelovits (28.50). No feminino, Giannisa Vecco, do Peru, levou o ouro com 34.94 segundos, seguida pela holandesa Petronella Van Malsen e pela argentina Juliana Gonzalez.
Na Master 50+ masculina, o alemão Peter Weidert venceu em uma disputa acirrada contra o espanhol Marc Foraster, cruzando a linha de chegada apenas 0.13 segundos à frente. O bronze ficou com Packet Casey, dos EUA, com 29.99 segundos.
Entre as mulheres da Master 50+, Anna Little, da Grã-Bretanha, surpreendeu ao derrotar a campeã mundial de 200m de 2023, Penny Tsaoutou, da Grécia, com um tempo de 35.81 segundos. A israelense Dia Hatami completou o pódio.
O Mundial de SUP 2024 segue até o dia 24 de novembro. Neste sábado, 22, serão disputadas as semifinais e finais do Race Técnico com mais uma rodada de medalhas e a esperança de pódio para o Brasil
TRANSMISSÃO AO VIVO – Para quem deseja acompanhar as disputas, a transmissão ao vivo será feita pelo canal Planet Canoe no YouTube, porém, disponível apenas para membros inscritos. O valor de assinatura é de €9,99 ao mês. Para mais informações, clique aqui.