
Desafio Yacht 60 Km é cancelado por “incompatibilidade” com Brasileiro de Va’a
Cancelamento do Desafio Yacht 60 Km, previsto para ocorrer em 15 de março de 2025, gerou polêmica entre ... leia mais
Realizada em dois dias, com a somatória das provas de Sprint e Long Distance, primeira etapa da APP World Tour reúne grandes nomes do SUP mundial em Londres
A capital da Inglaterra foi palco neste final de semana da primeira etapa do APP World Tour 2019. O London SUP Open reuniu nomes de peso do Race internacional em dois dias de disputas de alto nível no rio Tâmisa, dando início a um novo formato de competição que será a tônica do Tour este ano.
No sábado, foram realizadas disputas de longa distância em um percurso de 13 km com a largada realizada às margens da icônica Tower Bridge. Os competidores remaram por cerca de 13 km pelas águas do rio que corta a capital londrina, passando pelo centro da cidade e pontos turísticos importantes, até chegarem à Putney Bridge, outro cartão postal da cidade.
Na água, os competidores tiveram como maior obstáculo as fortes correntes do rio e, claro, o nível altíssimo de seus adversários.
Um pelotão de Elite de peso formado por nomes como Titouan Puyo, Lincoln Dews, Michael Booth, Connor Baxter, Arthur Arutkin e os irmãos Daniel e Bruno Hasulyo, manteve a linha de frente, enquanto, um pouco mais atrás, outro pelotão era formado por Martin Vitry, Itzel Delgado, Noic Garioud, os irmãos Nika e Tom Auber, Kenny Kaneko, Boris Jinvresse, Blue Ewer e Tyler Bashor, davam uma amostra do altíssimo nível dessa prova.
Na reta final, Bruno Hasulyo botou pressão e tudo levava a crer que veríamos uma revanche em cima de Michael Booth pelo resultado da Carolina Cup 2019, no entanto, o australiano segurou o ataque e manteve-se na liderança até a linha de chegada, enquanto o neozelandês Lincon Dews mostrou sua força chegando na segunda colocação.
Ao final, o Top 5 masculino ficou definido da seguinte maneira:
1 – Michael Booth (AUS)
2 – Lincon Dews (NLZ)
3 – Titouan Puyo (NC)
4 – Bruno Hasulyo (HUN)
5 – Daniel Hasulyo (HUN)
Entre as mulheres, a prova de Long Distance também foi de alto nível. Após uma largada muito forte liderada por Fiona Wylde, Seychelle Webster e Lina Augaitis assumiram a ponta e a briga pela primeira colocação ficou bem disputada entre essas três remadoras.
No entanto, elas foram seguidas de perto por Candice Appleby, April Zilg, Annie Reickert e Seychelle Webster, formando o segundo pelotão, enquanto outros nomes de peso, como Yuka Sato e Petronella Van Malsen, vinham um pouco mais atrás.
A reta final foi decidida por um Sprint poderoso entre Seychelle, Augaitis e Wylde, brigando, remo a remo, até a linha de chegada, com Seychelle sacramentando a primeira colocação.
Ao final, o Top 5 feminino ficou definido da seguinte maneira:
1 – Seychelle Webster (EUA)
2 – Lina Augaitis (CAN)
3 – Fiona Wylde (EUA)
4 – Candice Appleby (EUA)
5 – April Zilg (EUA)
SPRINT RACE
Após as impactantes disputas de longa distância realizadas no sábado, foi a vez das disputas de Sprint Race. O título overall da etapa ficaria definido entre a somatória de resultado nas duas modalidades.
A APP apostou em um formato diferenciado de Sprint, baterias eliminatórias com uma distância de 190 m, porém, em um circuito que compreendia contorno de boia, o que por si só já tornava esse modelo de prova diferente dos demais, usualmente disputados em percursos lineares.
Mas, além disso, o circuito era dividido em duas raias, de um lado, dois atletas, e, de outro, mais dois atletas. Os quatro largavam juntos, porém, partiam para duas diferentes direções, contornavam a boia e chegam à mesma linha de chegada.
As disputas foram integradas ao Hackney Fitness Festival, um dos maiores festivais de esporte e cultura fitness da Inglaterra, o que garantiu um bom público e ótima visibilidade ao stand up paddle race.
Na água, uma impressionante performance de Noic Garoiud. O atleta da Nova Caledônia de 17 anos superou monstros do SUP Race internacional impressionando a todos com um desempenho vigoroso e técnica apurada.
Ao final, o Top 5 da Sprint Race masculino ficou definido da seguinte maneira:
1- Noic Garioiud (NC)
2 – Claudio Nika (Itália)
3 – Casper Steinfath (DIN)
4 – Titouan Puyo (NC)
5 – Arthur Arutkin (FRA) e Daniel Hasulyo (HUN)
Já a categoria feminina, como era de se esperar, não fez por menos, e as meninas botaram a pá na água em disputas de altíssimo nível, com destaque para a finalíssima, que literalmente levantou a torcida por conta da chegada disputadíssima entre Seychelle Webster, April Zilg, Candice Appleby e Amandine Chazot.
Ao final, deu novamente Seychelle, chegando a milésimos de segundos à frente de April Zilg.
As Top 5 do Sprint Race ficaram definidas da seguinte maneira:
1 – Seychelle Webster (EUA)
2 – April Zilg (EUA)
3 – Candice Appleby (EUA)
4 – Amandine Chazot (EUA)
5 – Fiona Wylde (EUA) e Yuka Sato (JAP)
Com a somatória dos resultados os campeões da Overall foram:
LONDON SUP OPEN 2019
MASCULINO
1 – Noic Garioud (NC)
2 – Cabine de MIchael (AUS)
3 – Titouan Puyo (NC)
FEMININO
1 – Seychelle Webster (EUA)
2 – Abril Zilg (EUA)
3 – Candice Appleby (EUA)
Para este ano estão previstas mais três etapas do APP World Tour e uma com status “Evento Especial”, a Red Bull Heavy Water, só para convidados.
Vale lembrar que o encerramento do Tour Mundial deste ano será no Brasil, durante o Aloha Spirit Cabo Frio.
CONFIRA O CALENDÁRIO DA APP WORLD TOUR: