Tríplice Coroa de Downwind | Resultados e tempos da Spot Paddle
Balanço da prova, resultados e tempos da Spot Paddle, primeira parada da Tríplice Coroa de Downwind ... leia mais
Realizada em dois dias, com a somatória das provas de Sprint e Long Distance, primeira etapa da APP World Tour reúne grandes nomes do SUP mundial em Londres
A capital da Inglaterra foi palco neste final de semana da primeira etapa do APP World Tour 2019. O London SUP Open reuniu nomes de peso do Race internacional em dois dias de disputas de alto nível no rio Tâmisa, dando início a um novo formato de competição que será a tônica do Tour este ano.
No sábado, foram realizadas disputas de longa distância em um percurso de 13 km com a largada realizada às margens da icônica Tower Bridge. Os competidores remaram por cerca de 13 km pelas águas do rio que corta a capital londrina, passando pelo centro da cidade e pontos turísticos importantes, até chegarem à Putney Bridge, outro cartão postal da cidade.
Na água, os competidores tiveram como maior obstáculo as fortes correntes do rio e, claro, o nível altíssimo de seus adversários.
Um pelotão de Elite de peso formado por nomes como Titouan Puyo, Lincoln Dews, Michael Booth, Connor Baxter, Arthur Arutkin e os irmãos Daniel e Bruno Hasulyo, manteve a linha de frente, enquanto, um pouco mais atrás, outro pelotão era formado por Martin Vitry, Itzel Delgado, Noic Garioud, os irmãos Nika e Tom Auber, Kenny Kaneko, Boris Jinvresse, Blue Ewer e Tyler Bashor, davam uma amostra do altíssimo nível dessa prova.
Na reta final, Bruno Hasulyo botou pressão e tudo levava a crer que veríamos uma revanche em cima de Michael Booth pelo resultado da Carolina Cup 2019, no entanto, o australiano segurou o ataque e manteve-se na liderança até a linha de chegada, enquanto o neozelandês Lincon Dews mostrou sua força chegando na segunda colocação.
Ao final, o Top 5 masculino ficou definido da seguinte maneira:
1 – Michael Booth (AUS)
2 – Lincon Dews (NLZ)
3 – Titouan Puyo (NC)
4 – Bruno Hasulyo (HUN)
5 – Daniel Hasulyo (HUN)
Entre as mulheres, a prova de Long Distance também foi de alto nível. Após uma largada muito forte liderada por Fiona Wylde, Seychelle Webster e Lina Augaitis assumiram a ponta e a briga pela primeira colocação ficou bem disputada entre essas três remadoras.
No entanto, elas foram seguidas de perto por Candice Appleby, April Zilg, Annie Reickert e Seychelle Webster, formando o segundo pelotão, enquanto outros nomes de peso, como Yuka Sato e Petronella Van Malsen, vinham um pouco mais atrás.
A reta final foi decidida por um Sprint poderoso entre Seychelle, Augaitis e Wylde, brigando, remo a remo, até a linha de chegada, com Seychelle sacramentando a primeira colocação.
Ao final, o Top 5 feminino ficou definido da seguinte maneira:
1 – Seychelle Webster (EUA)
2 – Lina Augaitis (CAN)
3 – Fiona Wylde (EUA)
4 – Candice Appleby (EUA)
5 – April Zilg (EUA)
SPRINT RACE
Após as impactantes disputas de longa distância realizadas no sábado, foi a vez das disputas de Sprint Race. O título overall da etapa ficaria definido entre a somatória de resultado nas duas modalidades.
A APP apostou em um formato diferenciado de Sprint, baterias eliminatórias com uma distância de 190 m, porém, em um circuito que compreendia contorno de boia, o que por si só já tornava esse modelo de prova diferente dos demais, usualmente disputados em percursos lineares.
Mas, além disso, o circuito era dividido em duas raias, de um lado, dois atletas, e, de outro, mais dois atletas. Os quatro largavam juntos, porém, partiam para duas diferentes direções, contornavam a boia e chegam à mesma linha de chegada.
As disputas foram integradas ao Hackney Fitness Festival, um dos maiores festivais de esporte e cultura fitness da Inglaterra, o que garantiu um bom público e ótima visibilidade ao stand up paddle race.
Na água, uma impressionante performance de Noic Garoiud. O atleta da Nova Caledônia de 17 anos superou monstros do SUP Race internacional impressionando a todos com um desempenho vigoroso e técnica apurada.
Ao final, o Top 5 da Sprint Race masculino ficou definido da seguinte maneira:
1- Noic Garioiud (NC)
2 – Claudio Nika (Itália)
3 – Casper Steinfath (DIN)
4 – Titouan Puyo (NC)
5 – Arthur Arutkin (FRA) e Daniel Hasulyo (HUN)
Já a categoria feminina, como era de se esperar, não fez por menos, e as meninas botaram a pá na água em disputas de altíssimo nível, com destaque para a finalíssima, que literalmente levantou a torcida por conta da chegada disputadíssima entre Seychelle Webster, April Zilg, Candice Appleby e Amandine Chazot.
Ao final, deu novamente Seychelle, chegando a milésimos de segundos à frente de April Zilg.
As Top 5 do Sprint Race ficaram definidas da seguinte maneira:
1 – Seychelle Webster (EUA)
2 – April Zilg (EUA)
3 – Candice Appleby (EUA)
4 – Amandine Chazot (EUA)
5 – Fiona Wylde (EUA) e Yuka Sato (JAP)
Com a somatória dos resultados os campeões da Overall foram:
LONDON SUP OPEN 2019
MASCULINO
1 – Noic Garioud (NC)
2 – Cabine de MIchael (AUS)
3 – Titouan Puyo (NC)
FEMININO
1 – Seychelle Webster (EUA)
2 – Abril Zilg (EUA)
3 – Candice Appleby (EUA)
Para este ano estão previstas mais três etapas do APP World Tour e uma com status “Evento Especial”, a Red Bull Heavy Water, só para convidados.
Vale lembrar que o encerramento do Tour Mundial deste ano será no Brasil, durante o Aloha Spirit Cabo Frio.
CONFIRA O CALENDÁRIO DA APP WORLD TOUR: