Samir Barel completa desafio de 30 km a nado em tempo recorde
Nadador participou na última segunda-feira do Amazon Challenge, desafio à nado realizado nas águas do Rio ... leia mais
Leonardo Gimenes (SP) e Gabriela Sztamfater (SP) foram os vencedores da segunda etapa do circuito brasileiro de SUP Wave, realizado sob a chancela da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf.
A competição ocorreu nas ondas da Praia do Solemar, em Jacareípe, Espírito Santo, começando na última quinta-feira (22) e encerrando-se neste domingo (25).
O campeonato reuniu os melhores surfistas de SUP do Brasil e foi realizado em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Longboard ao longo de três dias. Apesar das ondas um pouco fracas, sobretudo no dia das finais, elas quebraram com ótima formação ao longo de todo o evento, com séries de até um metro.
Na grande final da categoria masculina profissional, Leo Gimenes, campeão brasileiro de 2021, enfrentou o tricampeão mundial Luiz Diniz em uma bateria bastante equilibrada.
Para chegar à final, Gimenes teve que derrotar grandes nomes do cenário nacional, incluindo o também campeão mundial Leco Salazar (SP), o local e um dos favoritos ao título da etapa Bruno Medeiros (ES) e a revelação do campeonato Kauai Pinheiro (RJ).
Diniz, por sua vez, utilizou todo o seu repertório de manobras progressivas para superar o campeão da primeira etapa, Adriano “Trinca Ferro” (SC), na semifinal, e Junior Lisboa (RS), conhecido por seu estilo de surfe progressivo, nas quartas de final.
Na finalíssima, Leo Gimenes e Luiz Diniz protagonizaram uma bateria digna de uma final de campeonato brasileiro, com disputas acirradas e aproveitando ao máximo as ondas, que já quebravam com pouca pressão naquela altura.
Ao final, com uma pontuação de 13,73 contra 12,83, Leo Gimenes pôde comemorar a vitória da etapa e, de quebra, assumir a liderança do circuito, empatado com Adriano Trinca Ferro.
“Estou muito feliz com esse resultado e por ter feito uma final com Luiz Diniz, pois ele sempre me faz dar o meu máximo“, disse Leo Gimenes.
No feminino, em uma disputa entre surfistas locais de Ubatuba, Gabriela Sztamfater enfrentou a experiente Aline Adisaka (SP).
Gabriela, campeã da primeira etapa, mostrou mais uma vez que está em ótima forma e focada na missão da conquista do título brasileiro profissional de SUP Wave em 2023.
Porém, o caminho até a final não foi fácil. Na semifinal, Gabriela teve uma batalha acirrada contra Kilvia Cardoso (CE), vencendo por uma diferença de apenas 26 décimos.
Kilvia, que está evoluindo a cada etapa, apresentou um desempenho impressionante e já se consolida entre as melhores surfistas de SUP do país.
Aline Adisaka teve que superar outra grande surfista, Kate Brandi, que retornou às competições de SUP wave em 2023, para a alegria dos fãs do esporte.
Na grande final feminina, mais uma bateria disputada, demonstrando que as mulheres estão surfando melhor do que nunca e competindo em alto nível.
Ambas disputaram a primeira colocação até os minutos finais, mas Gabriela Sztamfater subiu no lugar mais alto do pódio, vencendo a bateria com uma pontuação apertada de 9,50 contra 9,23.
“Estou muito feliz por ter ganhado as duas primeiras etapas. Foram baterias dificieis até a final, que também foi muito difícil, as ondas estavam um pouco fracas e pra gente que estava com pranchas pequenas acaba dificultando um pouco, mas deu tudo certo e estou voltando para casa mais feliz do que nunca“, declarou Gabi.
Com duas vitórias, Gabriela Sztamfater segue invicta no circuito brasileiro e agora lidera o ranking de 2023 em uma posição confortável.
A competição também coroou Pedro Veiga (BA) na categoria Júnior 18, enquanto Jonas Lima (SP) levou para casa o título na categoria Master 35+.
No longboard, os campeões foram Carlos Bahia (SP), Atalanta Batista (PE), Julian Viana (RJ), Daniel Batista (PE), Gabriel Aguirre (RN) e Daniks Fischer (SC).
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de SUP Wave será realizada na Praia da Pipa (RN), de 30 de novembro a 03 de dezembro.