Brasil conquista duas medalhas na abertura do Pan-Americano de Canoagem Polinésia
Elione de Souza e Kaique Passos conquistam as primeiras medalhas para o Brasil na abertura do ... leia mais
A Lagoa de Saquarema foi palco de uma emocionante competição de SUP Race na manhã desta sexta-feira, onde Lena Guimarães Ribeiro e Eri Tenório se destacaram como grandes vencedores das provas realizadas durante o Aloha Spirit Saquarema. Este evento marcou a segunda etapa do circuito brasileiro de SUP da CBSurf e reuniu os melhores atletas do país em disputas de altíssimo nível.
A raia da prova, com um percurso de 5 km delineado por boias, exigiu dos competidores habilidades técnicas e resistência ao longo de três voltas, mas também muita resistência por conta do sol forte e da água salobra, mais pesada do que a água do mar. Ou seja, uma prova “doída” que exigiu preparo físico e mental dos atletas.
As competições começaram com a prova feminina profissional, com as competidoras largando em frente à Arena Lagoa. Desde o início, Lena Guimarães Ribeiro e Jessika Moah despontaram na frente, seguidas de perto pelas demais participantes. No entanto, após a primeira boia Lena e Moah já haviam se distanciado significativamente do grupo principal. Roseli Novloski, Paula Rodrigues e Rebeka Klotz formaram um pelotão atrás das líderes, tentando diminuir a diferença.
Durante as duas voltas restantes, Lena manteve-se na liderança, com Moah tentando constantemente ultrapassá-la, ora remando na esteira da líder, ora atacando para assumir a ponta. Contudo, Lena defendeu sua posição com segurança. Na reta final, Lena conseguiu abrir uma vantagem decisiva sobre Moah, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Moah garantiu a segunda colocação, também chegando isolada. Roseli Novloski completou o pódio na terceira posição.
Destaque para a nova geração do SUP Race brasileiro, com Rebeka Klotz, que mostrou mais uma vez seu grande potencial ao conquistar o quarto lugar, seguida por Maia Paula, que chegou em quinto.
Após a emocionante disputa feminina, foi a vez dos “monstros” do SUP race brasileiro entrarem em ação no Aloha Spirit Saquarema. A competição masculina trouxe à Lagoa de Saquarema uma linha de largada repleta de grandes nomes, como David Leão, Marinho Cavaco, Luiz Guida Animal, Eri Tenório, Emerson Juba, Guilherme dos Reis, Luis Neves, Cirano Ribeiro, os “SUP Gêmeos” Thiago e Matheus de Lima Vieira, e Rudah Bosi, entre outras feras.
O percurso masculino foi idêntico ao do feminino, exigindo dos competidores um grande esforço em três voltas de 5 km ao longo de um circuito marcado por boias. David Leão assumiu a liderança logo no início, com Eri Tenório e Guilherme dos Reis logo atrás, seguidos de perto por Luiz Guida Animal.
Durante a primeira volta, um pelotão de elite se formou, com David Leão na ponta, seguido por Eri Tenório, Guilherme dos Reis, Luiz Guida Animal e Rudah Bosi. No entanto, ao final dessa volta, Eri Tenório colocou pressão e conseguiu ultrapassar David Leão, imprimindo um ritmo impressionante e abrindo uma distância segura dos demais competidores.
Guilherme dos Reis, demonstrando grande habilidade e resistência, foi se aproximando de Eri ao longo da prova. Porém, apesar dos ataques constantes de Guilherme, Eri conseguiu manter sua posição, defendendo-se com destreza, especialmente na reta final.
Eri Tenório cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, vencendo a prova de forma impressionante. Guilherme dos Reis ficou com a segunda colocação, enquanto o veterano Luiz Guida Animal, considerado um patrimônio do SUP Race brasileiro, garantiu a medalha de bronze, mostrando que segue competindo em altíssimo nível.
David Leão terminou a prova na quarta colocação, e Rudah Bosi, representando a nova geração do SUP Race brasileiro, fechou o top 5, consolidando-se entre os melhores do país.
Com os resultados de hoje, Lena Guimarães Ribeiro e Eri Tenório assumem a liderança do ranking brasileiro de SUP Race e ficam mais próximos de representar o Brasil no Mundial da ISA que será realizado esse ano na Dinamarca.
O dia ainda contou com disputa de Longboard e SUP Surf realizadas na Arena Praia de Itaúna. Neste sábado, será realizada a prova de Longa Distância do campeonato brasileiro, também valando como seletiva para o Mundial, com largada prevista para as 10h na Arena Lagoa, que também será palco das competições de OC6 disputando o circuito Aloha Spirit.
Na Arena Itaúna, será feita uma chamada às 8h para definição da realização das finais de Longboard e SUP Surf, que, de acordo com a previsão de poucas ondas e vento maral, podem ser adiadas para domingo.
Para mais detalhes e para conferir a programação completa, acesse: alohaspirit.com.br.