
Integrantes da Samu e Sampa Canoe Club participam do Aloha Spirit Tv
Integrantes das equipes Samu e Sampa Canoe Club participam do programa Aloha Spirit Tv para falar sobre a ... leia mais
O forte calor e as águas cristalinas e tranquilas de Copacabana têm atraído cada vez mais praticantes de stand up paddle, criando um verdadeiro “congestionamento” de remadores no mar. O fenômeno, que já virou uma das grandes atrações do verão carioca, se intensificou com a chegada da estação mais quente do ano.
Nas primeiras horas do dia, grupos de remadores se reúnem para aproveitar o mar calmo, um hábito que começou com alguns entusiastas da modalidade e que, aos poucos, ganhou força. O crescimento da prática também foi impulsionado pelos clubes da região, que passaram a alugar pranchas e remos tanto para turistas quanto para moradores do Rio interessados em experimentar a experiência.
Na manhã desta quinta-feira (27), o cenário não foi diferente. O Rio de Janeiro amanheceu com o mar de Copacabana repleto de praticantes de SUP — centenas de pessoas, muitas delas reunidas em grupos, aproveitavam o momento para remar enquanto assistiam ao nascer do sol.
Além da beleza das águas cristalinas, outro atrativo tem sido a temperatura do mar, que está especialmente morna. O fenômeno que transformou o litoral carioca em um “Caribe de Janeiro” foi explicado pelo oceanógrafo David Zee:
“Os ventos arrastam as águas superficiais de alto mar em direção ao Rio de Janeiro. Essas águas estão mais aquecidas e, principalmente, são águas mais límpidas. Ao chegar no Rio de Janeiro, nessa época, nós tivemos também umas três, quatro semanas sem chuva. Então, não existe uma contaminação muito forte das águas continentais trazendo eventualmente as impurezas“, afirmou ao portal G1 Rio.
Com um cenário paradisíaco e o crescimento da prática esportiva, o stand up paddle se consolida como um dos grandes símbolos do verão carioca, reunindo amantes do esporte, curiosos e aqueles que simplesmente querem começar o dia de uma forma especial, deslizando sobre as águas tranquilas de Copacabana.