Aloha Spirit Saquarema decide representantes do Paddleboard para o Mundial da ISA
Aloha Spirit de Saquarema decidirá os remadores de Paddleboard que representarão o Brasil no Mundial da ... leia mais
A Confederação Brasileira de SUP – CBSUP divulgou por meio de suas redes sociais que voltará a realizar um circuito nacional de stand up paddle com a primeira etapa confirmada para os dias 25 e 26 de março em Porto da Barra, Salvador, Bahia.
A etapa será realizada em parceria com a recém-criada Federação Baiana de SUP e associação baiana – ABASUP, cujo presidente, José Augusto, ocupa atualmente o cargo de administrador provisório da CBSUP até a realização de nova eleição, anunciada para o final de 2023.
Por hora, não há informação sobre as demais etapas do circuito brasileiro anunciado pela CBSUP e o site da entidade, até o momento em que essa reportagem é publicada (25/02/2023), está fora do ar.* As inscrições da etapa estão abertas e podem ser feitas pelo site e-inscricao.com.
(*Atualização: na segunda-feira, 27 de fevereiro, o site do evento divulgou que serão realizadas quatro etapas em 2023)
Com o anúncio de que a CBSUP irá levar a cabo a realização de um brasileiro em 2023, teremos dois circuitos nacionais este ano, sendo o outro, organizado pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf.
No início de 2022, após um hiato de quase dois anos inoperante (a última competição oficial foi realizada em agosto de 2019), a CBSUP voltou a se manifestar publicamente no dia 15 de abril, através de sua conta de Instagram, anunciando que voltaria a realizar um circuito brasileiro, mas sem divulgar datas.
Acontece que, durante esse hiato, por inciativa dos próprios atletas, a nova gestão da CBSurf assumiu o compromisso de organizar um circuito brasileiro, realizando, em 2022, um circuito nacional com premiação recorde.
Em fevereiro deste ano, a CBSurf confirmou a realização de um circuito brasileiro com três etapas confirmadas e a possibilidade da inclusão de mais duas provas ao calendário, além da realização de um circuito brasileiro amador independente, integrado a grandes competições nacionais, como o Aloha Spirit Festival.
No início do ano, houve uma tentativa de aproximação entre ambas as entidades. A CBSurf alega que tomou a iniciativa de se aproximar da CBSUP, que, por sua vez, alega que a inciativa partiu dela. De concreto, apenas o fato de que não houve acordo para unificar os circuitos.
É importante observar que COB, ISA e APP reconhecem a CBSurf como entidade oficial a reger o stand up paddle no Brasil, o que significa que todas as eliminatórias para os Jogos Pan-Americanos, PASA e Mundial da ISA serão feitas através das provas chanceladas pela confederação brasileira de surf.
Se você deseja entender melhor a disputa entre CBSUP e CBSurf pela legitimidade de um circuito brasileiro, sugiro a leitura desse artigo.