Categoria SUP Inflável volta ao Aloha Spirit em 2026

Compartilhe
Andrey Kraitor disputa prova de SUP Inflável no campeonato mundial da ICF. Foto: Dezso Vekassy / ICF

O Stand Up Paddle já viveu o seu grande momento, a “febre” da modalidade quando o Aloha Spirit chegou a realizar largadas com 500 atletas, e neste momento uma das categorias que existiam era o SUP Inflável, mas aos poucos ela foi deixando de ser aceita nas competições até se extinguir, mas agora está de volta!

Este tipo de prancha surgiu e rapidamente foi aceita em várias partes do mundo, e no Brasil não foi diferente. Se pudermos apontar o melhor exemplo temos que lembrar da Supflex, marca muito bem trabalhada na época por Hudson Chamon (CEO da empresa), que chegou a patrocinar Carlos Burle e comercializar um modelo com a assinatura do ídolo.  Burle, inclusive, competiu na categoria durante o Aloha Spirit Espírito Santo na cidade de Vitória, isso em 2014.

Neste momento a categoria parece ser uma boa saída para um problema crônico e vivido por atletas há muitos anos. O transporte das pranchas pelas companhias aéreas sempre foi e continua sendo um constante frio na barriga, afinal nunca se sabe se ela vai ou não embarcar, se vai ser sucesso ou se vai virar aquele tipo de problema que dá uma enorme dor de cabeça, seja no balcão ou até mesmo quando a prancha embarca, chega ao destino, mas com avarias.

SUP Inflável
Carlos Burle e Hudson Chamon durante o Aloha Spirit em Vitória (ES), em 2014. Foto: Green pixels

O Aloha Spirit sempre despertou o desejo de participação de estrangeiros, principalmente de países na América do Sul, e agora, à véspera de completar 20 anos a Ecooutdoor Sports Business começa a implementar algumas estratégias para facilitar que isso aconteça. No podcast @podtudoec, Rafael Badá, atual Secretário de Esportes e Turismo de Saquarema, chega a comentar que recentemente, durante a Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires uma pessoa procurou o estande de Saquarema para comentar que conhecerá a cidade em breve pois estará no Aloha Spirit 2026.

Veja também > 5 dicas de Michael Booth para adaptar sua remada a diferentes condições de água

Após reuniões internas, somada à aproximação com diferentes frentes no Brasil e também com a @paddlercompany na Argentina, ficou decidido que o evento vai reintroduzir a categoria a partir de 2026, isso facilitará o aumento no número de atletas e a vinda de estrangeiros de todos os lugares do mundo. Países como Argentina, Chile, Perú e Uruguai já estão confirmados e o número supera 30 atletas até o momento. Vale lembrar que desde sua estreia no campeonato mundial da Federação Internacional de Canoagem (ICF), em 2018, a categoria SUP Inflável é um sucesso e sua popularidade só aumenta, refletida no crescimento anual de participantes.

Em breve o Aloha Spirit vai divulgar todas as categorias e faixa de idade que permanecerão ou surgirão para 2026.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe