
Remadores da Shell Va’a dominam 15ª edição da Mata Are Race
Competindo na V1, remadores da equipe Shell Va'a dominam as seis primeiras colocações da 15ª edição da ... leia mais
Neste sábado (29) e domingo (30), a Praia do Pontal, em Arraial do Cabo (RJ) recebeu a primeira edição do Ultimate Paddle Brasil.
O evento foi válido como a primeira etapa do Brasileiro de SUP Race Long Distance, Técnico Sprint e Prone Paddleborad chancelado pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf.
A competição, que contou com o patrocínio da Prefeitura de Arraial do Cabo, ofereceu uma premiação recorde de R$ 50.000,00. Além disso, o campeonato serviu como seletiva para o Mundial da ISA (Associação Internacional de Surf) nas categorias Longa Distância, Técnico e Sprint, tanto para a modalidade SUP quanto para a Prone Paddleboard.
As provas técnicas abriam as disputas no sábado, com a presença dos principais nomes do SUP Race brasileiro. Na categoria profissional Masculino, vitória de Eri Tenório, com Guilherme dos Reis na segunda colocação, David Leão em terceiro e Luiz Guida “Animal” fechando o pódio na quarta colocação.
No profissional feminino, vitória de Lena Guimarães Ribeiro, com Roseli Novloski em segundo, Paula Rodrigues em terceiro e Jessika Moah em quarto.
Em seguida foi a vez das disputas de Sprint em uma raia de 100 m delimitada por duas boias que proporcionou embates de alta intensidade. Primeiro em baterias eliminatórias até a grande final.
No Feminino, Paula Rodrigues, mais uma vez mostrando estar em grande fase, foi a grande campeã. Roseli Novloski, Rebeka Klotz e Aline Abad completaram o pódio respectivamente em 2º,3º e 4º lugares.
Entre os homens, as disputas foram igualmente intensas. David Leão foi o primeiro colocado, com Marinho Cavaco marcando seu retorno às provas de SUP em grande estilo ficando com a medalha de prata. Fabricio Rodrigues e Luiz Guida ‘Animal’ completaram o pódio na terceira e quarta colocação, respectivamente.
No prone paddleboard, vitória de Jader Andrade, seguido por Patrick Winkler, em segundo lugar e Marcos Monteiro completando o pódio na terceira colocação. No Feminino, vitória de Catarina Ganzeli Winkler.
No SUP Amador Masculino, João Paulo Costa, Wilson Lima Júnior e Moises Mafra, foram, respectivamente, ouro prata e bronze. Entre as mulheres do Amador, Elaine Cristina Alves Beserra faturou a primeira colocação, seguida por Cristiane Ferreira Fernandes Sampaio, em segundo, e Bruna Louise de Souza Bergamini em terceiro lugar.
Encerrando o sábado, foi realizada uma cerimônia para premiar e homenagear os campeões brasileiros de SUP Race de 2022, seguida com uma apresentação musical ao vivo oferecida aos atletas.
No domingo foi a vez das provas de longa distância de SUP Race Profissional e Amador e Prone Paddleboard.
Eri Tenório brilhou mais uma vez conquistando a primeira colocação. Completaram o pódio Luiz Guida ‘Aminal’, Guilherme dos Reis, David Leão e Marinho Cavaco, respectivamente em 2º, 3º, 4º e 5º lugares.
Com esse resultado, o somatório geral do SUP Profissional do Ultimate Paddle Brasil coroou Eri Tenório com a primeira colocação, com Gui dos Reis em segundo e Luiz Guida Animal em terceiro.
No feminino, Lena Guimarães Ribeiro faturou mais um pódio, com Roseli Novloski em segundo, Paula Rodrigues em terceiro, Jessika Moah em quarto e Aline Abad em quinto lugar.
Lena, Roseli e Paula ficaram, respectivamente, com o ouro, prata e bronze do Ultimate Paddle Brasil.
Vale destacar a participação dos juniores na prova, competindo como “Pro JR” e em breve vamos publicar uma matéria especial somente sobre a participação desses atletas.
As disputas de domingo também foram marcadas pela prova de Prone Paddbeloard, com o baiano Jader Andrade faturando a primeira colocação, seguido por Patrick Winkler, em segundo lugar e Marcos Monteiro completando o pódio na terceira colocação. Catarina Ganzeli Winkler ficou com ouro no Feminino.
João Paulo Costa foi o grande campeão do SUP Race Amador, com Wilson Lima Júnior em segundo, Paulo Luchner, em terceiro, Moises Mafra em quarto e Roberto Felipe da Silva em quinto lugar.
Entre as mulheres do SUP Amador, Elaine Cristina Alves Beserra foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Cristiane Ferreira Fernandes Sampaio, Bruna Louise de Souza Bergamini, Samara Cristina Bentes de Freitas e Lívia Espírito Santo Rosa Eger completaram o pódio respectivamente em 2º, 3º, 4º e 5º lugares.