Molokai 2 Oahu 2023 coroa campeões; brasileiro é destaque na Master

Compartilhe
Molokai 2 oahu 2023
Competindo de win foil, Finn Spencer, foi o primeiro competidor a cruzar o canal. Foto: Craig T. Kojima/ Star-Advertiser

Após um hiato de três anos, uma das mais desafiadoras provas de travessia do mundo, a Molokai 2 Oahu, reuniu novamente grandes nomes dos esportes aquáticos nas águas do famoso canal dos ossos (Ka’iwi Cahnnel).

Centenas de pessoas se reuniram nas margens da Baía de Maunalua, em Molokai, no domingo para testemunhar a largada dos 250 atletas que competiram no desafio de 32 milhas (cerca de 51 km) deste ano.

Por toda tradição envolvida na M2O, expoentes de diferentes modalidades aquáticas costuma participar da competição. É o caso do vencedor do Eddie Aikau deste ano, Luke Shepardson, além velhos conhecidos da prova, como o havaiano Kai Lenny e a brasileira residente em Maui, Andrea Moller, ambos com alguns troféus da competição em sua estante.

De SUP Foil, francesa Olivia Piana foi a primeira mulher a completar o desafio. Foto: Craig T. Kojima/ Star-Advertiser

Este ano, a “M2O” trouxe diferentes modalidades para além do prone paddleboard, seu carro chefe, incluindo SUP race, wing foil e SUP foil.

A prova foi realizada em condições consideradas excelentes. Finn Spencer, competindo na categoria Wing Foil, foi o primeiro a concluir o desafio, com o tempo de 1:31:29. Como era de se esperar, a primeira mulher a atravessar o canal também estava de wing foil: Nani Dalene Nekoba, com o tempo de 2:10:02.

Outros campeões ‘overall’ foram: James Casey, primeiro no SUP Foil, com o tempo de 2:19:02, e Olivia Piana foi a campeã no feminino, da mesma modalidade, com o tempo de 2:57:01.

Molokai 2 oahu 2023
James Casey vibra com a vitória no SUP Foil. Foto: Craig T. Kojima/ Star-Advertiser

O japonês Yusuke Hyogo surpreendeu sendo o primeiro competidor “100% remada” a concluir o desafio, faturando a categoria overall SUP Unlimited com o tempo de 4:45:03.

Chegando praticamente junto de Hyogo, Charlie Verco, o primeiro paddleboard, com o tempo de 4:53:26, remando de Unlimited, enquanto Hayden Copping venceu a Stock Prone em 5:41:16.

Charlie Verco campeão no prone paddleboard, modalidade original da M2O. Foto: Craig T. Kojima/ Star-Advertiser

Já a primeira mulher do prone paddleboard, mas remando de Stock, foi Katrina Madill, com o tempo de 6:20:36.

Outro japonês, Shota Kurima, foi o campeão overall da SUP Stock, concluindo o desafio em 6:41:32, quanto Kiyomi Iwamoto Sheppard foi a primeira mulher a terminar a prova no SUP Stock após 7:55:32 de remada.

Os resultados oficiais em todas as categorias podem ser conferidos AQUI.

Brasileiro vence a categoria Máster

Campeão da Master no SUP Ulimited, brasileiro André Rosa faz temporada com excelentes resultados no Havaí. Foto: Arquivo pessoal

Entre as divisões por idade, vale destacar a participação do brasileiro Andre Rosa, campeão da SUP Unlimited Master +40 com o tempo de 6:36:43.

Durante a prova vc tem tempo de conversar com vc, pensar em um monte de coisa – é uma prova muito mais mental do que física”, declarou o veterano carioca que realiza uma temporada de excelentes resultados no Havaí, entre eles, além da vitória na M2O, a primeira colocação na Máster da Molokai4Molokai e terceiro lugar na Maui2Molokai.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe