
5 dos piores alimentos para quem rema (e alternativas saudáveis a eles)
Conheça cinco dos piores alimentos para quem rema e alternativas saudáveis para quem está disposto a ... leia mais
Olá amigos do Aloha! Hoje vamos falar sobre os exercícios cardiovasculares. Para alguns, esse complemento comum nos treinos de musculação e funcional pode parecer um verdadeiro martírio devido ao desgaste provocado pela intensidade da atividade. Entretanto, muitos não sabem, mas até mesmo uma simples caminhada pela vizinhança, subir escadas ou andar de bicicleta no parque já faz parte dessa categoria.
Esse tipo de atividade física nada mais é do que a execução de movimentos contínuos que aumentam a frequência cardíaca e estimulam a circulação sanguínea. A melhora na oxigenação pulmonar também elimina toxinas e gorduras das veias, fortalecendo diretamente o sistema cardiorrespiratório.
Um dos principais benefícios desse tipo de exercício é que ele promove um alto gasto calórico, resultando na queima de gordura, o que contribui diretamente no processo de emagrecimento e definição dos músculos. Porém, vale destacar que isso impacta ainda em outros aspectos importantes da nossa vida, como o controle de peso e a prevenção de doenças. O cardio fortalece também a imunidade, ajuda a regular a pressão arterial, minimizando problemas de hipertensão e colesterol ruim, diminui os riscos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), melhora o humor, reduzindo o estresse e ainda proporciona um sono mais tranquilo, trazendo mais disposição e produtividade para sua rotina.
A longo prazo, esse tipo de exercício aumenta a resistência física, permitindo inclusive que você treine por mais tempo sem se cansar. É importante lembrar que existem exercícios de cardio de alta e baixa intensidade. Cada pessoa tem seus limites e necessidades, por isso, é fundamental a orientação de um profissional capacitado para evitar lesões.
O cardio pode ser inserido em várias fases do treino: antes, ajuda a aumentar a capacidade de manter a intensidade no treino subsequente; depois, favorece o emagrecimento, pois como o corpo já utilizou boa parte do glicogênio muscular durante a atividade física, portanto ele passa buscar as reservas de gordura como fonte de energia.
Pessoas que se cansam mais facilmente é melhor deixar o cardio para o final para não comprometer a qualidade do treino em si. A pessoa fica mais descansada para dar o máximo no treino principal. Quando o objetivo é melhorar o desempenho cardiopulmonar e muscular, pode ser mais vantajoso realizar antes dos exercícios de força, ganhando mais resistência. Agora, uma dica importante é evitar a prática próximo à hora de dormir, pois isso pode aumentar o estado de alerta e prejudicar o sono.
Espero que esse conteúdo ajude a melhorar os treinos. Até breve!